A primeira sessão da semana foi amplamente positiva para as bolsas internacionais, com mercados na Europa e EUA encerrando o dia em alta nesta segunda-feira (30). Na Europa, os mercados avançaram na esteira de dados de atividade e inflação da Alemanha, e sentimento da zona do euro melhores do que o antecipado e apesar de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) renovarem alertas sobre possibilidade de aperto monetário, caso aumentem riscos de pressão inflacionária.
Leia também
Nos Estados Unidos, os índices de ações avançaram mais de 1, apoiados pela estabilidade dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano), antes da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) da próxima quarta-feira (1). Além disso, o petróleo recuou mais de 3%, com preocupações com a fraca demanda superando receios em relação à uma possível redução da oferta a partir de uma escalada nos conflitos no Oriente Médio.
No Brasil, o Ibovespa seguiu na contramão do exterior e caminha para encerrar o mês de outubro em queda. Por aqui, a sessão foi marcada novamente pela alta volatilidade, com investidores receosos em relação ao cenário fiscal. Neste ambiente, o principal índice da B3 caiu 0,68% aos 112.531 pontos, com giro financeiro de R$ 18,3 bilhões. No câmbio, o dólar avançou 0,67% frente ao real, cotado a R$ 5,05. E nos juros, houve forte abertura ao longo dos vértices da curva a termo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.