No exterior, as bolsas na Europa fecharam em baixa nesta quarta-feira, com investidores renovando
temores acerca da variante Ômicron do coronavirus, e a perspectiva de que mais restrições sejam adotadas no continente por conta da disseminação. O movimento veio também após duas sessões de ganhos das praças europeias nesta semana. De acordo com o Financial Times, o governo do Reino Unido deve restringir a circulação de pessoas não vacinadas contra a covid-19 em face da nova cepa.
Leia também
Nos EUA, os principais índices acionários encerraram em alta, mas ainda com foco nas consequências econômicas que podem advir do nível de contaminação pelas várias cepas do coronavirus. Quanto ao dólar, o dia foi de fraqueza para a moeda americana no exterior. Assim, o dólar vs. real fechou com queda de 1,49%, cotado aos R$ 5,53. No mercado de commodities, o petróleo inverteu o sinal e passou a subir no final do pregão apoiado pelo enfraquecimento do dólar. Já no Brasil, os investidores começaram o dia avaliando a divulgação das vendas no varejo de outubro. O indicador apresentou uma queda de 0,1% na variação mensal, resultado pior do que esperavam os analistas (+0,6%). Para os próximos meses, não é esperado uma melhora já que a inflação pressionada e o nível da taxa de desemprego ainda elevado devem seguir impactando o consumo das famílias.
No mercado de renda fixa, os juros terminaram o dia em queda robusta, tanto os vencimentos mais curtos quanto os longos. As taxas foram influenciadas pelos dados de atividade que tem evidenciado fraqueza da economia e na expectativa com a alta de 1,5 p.p. da Selic na reunião do Copom hoje. Para o Ibovespa, o dia foi de ganhos, acompanhando os pares americanos. Ao final do pregão, o índice encerrou aos 108.096 pontos, com alta de 0,50% e giro financeiro de R$ 30 bilhões. Entre os setores, destaque para os papeis de construção e shoppings que avançaram, após queda na véspera. Nesta quinta-feira, os investidores começarão a sessão avaliando os dados de inflação na China que serão reportados hoje à noite.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos