Mercado

Fechamento de Mercado: Ibov fecha em alta de 2% após IPCA abaixo do esperado

Fechamento de Mercado: Ibov fecha em alta de 2% após IPCA abaixo do esperado
(Foto: Divulgação B3)

Nesta sexta-feira, foi divulgado o IPCA de setembro, que mostrou avanço mensal de 1,16%, abaixo
da mediana das estimativas de 1,25%. A leitura ajudou na redução dos prêmios da curva de juros e
abriu espaço para forte alta do Ibovespa. A busca por risco por aqui ainda ganhou reforço da China,
onde os mercados voltaram a operar hoje, depois de feriado de sete dias, e com númerosanimadores de atividade econômica.

Neste ambiente, as ações de siderúrgicas e de mineradoras avançaram seguindo a elevação de mais de 5% do minério de ferro na volta da China do feriado. As ações de Shoppings e Varejo também subiram beneficiadas por esse movimento na curva de juros.

Ao término do pregão, o Ibovespa tinha alta de 2,03% aos 112.833 pontos, enquanto o dólar fechou
próximo da estabilidade (-0,02%), aos R$ 5,51. A preocupação com a inflação à frente limitou a queda, mas a moeda americana também oscilou por causa das avaliações diante dos resultados mistos do payroll. A geração de vagas fraca (194 mil ante previsão de 500 mil) veio acompanhada de revisão para cima no resultado do mês anterior, além de queda da taxa de desemprego e alta do salário médio por hora.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Assim, levando em consideração um recuo importante da taxa de desemprego, a expectativa é que o banco central norte-americano mantenha os planos de início de retirada de estímulos monetários na reunião de novembro. Assim, em Nova York, as bolsas variaram sem uma direção definida ao longo do pregão e acabaram fechando no campo negativo.

Os mercados acionários da Europa também fecharam sem um viés único. O quadro por lá foi de
volatilidade, com as bolsas alternando perdas e ganhos, em dia de agenda local modesta. Na agenda econômica local da próxima semana, serão divulgados os últimos indicadores de atividade de agosto.

No exterior, as atenções estarão voltadas para a divulgação dos dados de inflação de setembro nos Estados Unidos e na China.

 

Publicidade