Publicidade

Investimentos

Vender ou manter? O que fazer com os investimentos a 1 ano da eleição

A Spiti avaliou o retorno de ativos de risco e atrelados à inflação nas últimas 5 eleições presidenciais

Vender ou manter? O que fazer com os investimentos a 1 ano da eleição
O presidente Jair Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa/ PR)
  • Para os investidores, surge a dúvida sobre o que fazer com o portfólio às vésperas do cenário eleitoral, mas é importante não tomar decisões bruscas neste momento
  • Em uma análise exclusiva para o E-Investidor, a Spiti avaliou o comportamento de títulos atrelados à inflação, medido pelo IPCA, desde 2004, durante as últimas 5 eleições presidenciais
  • Segundo o levantamento, foi observado que o período eleitoral pode elevar a rentabilidade dos ativos de médio e longo prazos, considerando a maior expectativa de prêmio de retorno com o aumento do risco

O noticiário político impacta o mercado financeiro diariamente. Mesmo com toda a volatilidade precificada, especialmente depois de junho, quando o Ibovespa atingiu a máxima e a inflação chegou a patamares mais altos, a expectativa de analistas é que o movimento de incerteza se acentue até o desenrolar das eleições presidenciais, no dia 2 de outubro de 2022.

Um dos indicadores para monitorar o sobe e desce dos indicadores é a inflação. No Brasil, segundo o último relatório do Boletim Focus, do Banco Central, o IPCA deve fechar o ano em 8,51%, o que deve favorecer os retornos na renda fixa e gerar um rebalanceamento nas carteiras.

Para os investidores, surge a dúvida sobre o que fazer com o portfólio às vésperas do cenário eleitoral, mas é importante não tomar decisões bruscas neste momento. Uma das principais orientações é a de reduzir os riscos das carteiras e não entrar em ativos com liquidez de longo prazo. Mas essa estratégia faz sentido?

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em uma análise exclusiva para o E-Investidor, a Spiti avaliou o comportamento de títulos atrelados à inflação, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desde 2004 até 2020, durante as últimas 5 eleições presidenciais.

Segundo o levantamento, foi observado que o período eleitoral pode elevar a rentabilidade dos ativos de médio e longo prazos, considerando a maior expectativa de prêmio de retorno com o aumento do risco. Isso não significa, porém, que a redução de risco seja uma justificativa para o rebalanceamento das carteiras.

De acordo dom Guilherme Cadonhotto, especialista em renda fixa da Spiti, a metodologia de backtesting – análise de eventos anteriores relacionados ao atual – é essencial para avaliar como uma estratégia operacional se comportaria caso seja adotada novamente em movimentos já realizados pelo mercado.

“A volatilidade é realmente mais alta nesses períodos. Afinal, investidores podem observar ao longo do ano algumas alterações na liderança da corrida eleitoral para a presidência da República, o que altera também as perspectivas de crescimento econômico, gastos públicos e de sustentabilidade fiscal no longo prazo”, explica o especialista.

Cadonhotto simulou uma carteira em que um investidor vendia todos os ativos de risco em ano eleitoral, alocando apenas Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e voltando a comprar ativos de risco somente após a cerimônia de posse do novo presidente.

Publicidade

O CDI foi considerado por ser atrelado à Selic, taxa de juros utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação. A medida que a inflação aumenta, no entanto, o retorno dos juros pode não acompanhar o movimento, o que causa perdas aos investidores. Vale ressaltar que a mudança do perfil de risco vai reduzir a oscilação diária dos ativos. Entretanto, isso não deve refletir em rendimentos maiores.

Veja as simulações elaboradas pela Spiti e pela plataforma Quantum. Cada perfil foi referenciado pelo Índice de Mercado Anbima (IMA), referência para os investimentos em renda fixa:

Resultado das simulações nos respectivos ativos

Inflação de curto prazo – IMA-B 5: títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA com vencimento de até cinco anos:

Se o investidor zerasse a exposição ao índice em anos eleitorais e colocasse o dinheiro no CDI, no fim de 2020, por exemplo, essa pessoa teria acumulado uma rentabilidade 92% inferior se tivesse permanecido 100% do tempo em alocação. Ou seja, reduzir o risco em anos eleitorais não foi efetivo para esse benchmark.

Inflação geral – IMA-B: títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA:

Nos ativos indexados à inflação de qualquer prazo, o impacto é ainda maior. Se o investidor tivesse permanecido com alocação no CDI nos períodos de eleições, em vez de ficar no IMA-B, teria um retorno inferior de quase 200% no período acumulado desde o seu início.

Publicidade

Inflação de longo prazo – IMA-B 5+: títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA com vencimento igual ou acima de cinco anos:

Este é o exemplo mais emblemático para mostrar que tentar reduzir riscos em período eleitoral não deve ser aplicado. Manter a alocação no índice IMA-B 5+ desde o seu início geraria uma rentabilidade quase 400% maior do que a estratégia de vendê-la em ano de eleições.

Título prefixado – IRF-M: formado por títulos públicos prefixados:

Apesar de uma diferença menor, de 68,7%, a análise do IRF-M também aponta que reduzir o risco em anos eleitorais nem sempre é uma estratégia efetiva para quem busca maiores retornos.

Brasília e volatilidade no mercado

Independentemente do cenário eleitoral que for desenhado em 2022, a movimentação política do País sempre influenciará diretamente no mercado. Um exemplo recente é o que ocorreu no início de setembro, quando a bolsa de valores caiu 3,78% após as manifestações do feriado de 7 de setembro, mas subiu 1,72% no pregão seguinte após o presidente Jair Bolsonaro fazer uma declaração pública alegando que não teve a intenção de agredir quaisquer dos Poderes.

Segundo relatório da XP publicado por Fernando Ferreira, estrategista-chefe e head do time de Research, o cenário pré-eleitoral foi um dos fatores que motivou a retirada de R$ 4,8 bilhões de estrangeiros na Bolsa. Projeções menores de crescimento em 2022, inflação em alta e crise hídrica também foram consideradas na análise.

Publicidade

Na prática, o mercado não possui um alinhamento definido sobre o melhor caminho: se é Lula (PT), Bolsonaro (sem partido) ou um possível candidato de terceira via. O que tem penalizado o mercado, porém, é o ambiente de incertezas que ronda o Executivo e os caminhos que o Legislativo deve dar às decisões sobre teto de gastos com a Reforma Tributária e o Auxílio Brasil.

Em tempos de indefinição política e volatilidade, os investimentos em ativos chamados de hedge servem como uma tentativa para redução dos riscos. Ativos atrelados à inflação e diversificação geográfica também devem fazer parte da estratégia dos investidores. Vale ressaltar que o rebalanceamento de carteiras deve ser realizado a partir de análises de conjuntura, sempre considerando o seu perfil de risco.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos