Mercado

Veja o funcionamento da B3 e dos bancos no feriado de Corpus Christi

A Bolsa e instituições financeiras seguem a programação normal estabelecida no início do ano

Veja o funcionamento da B3 e dos bancos no feriado de Corpus Christi
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
  • Nesta quinta-feira (3) é comemorado o Corpus Christi, dia em que a Igreja Católica celebra a eucaristia
  • A B3 não funciona neste 3 de junho, isto é, não haverá negociação nos mercados  
  • De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, as agências bancárias também não abrirão no feriado de Corpus Christi 

Nesta quinta-feira (3) é comemorado o Corpus Christi, dia em que a Igreja Católica celebra a eucaristia e relembra a morte e ressurreição de Cristo. Apesar de ser uma festividade essencialmente religiosa, a data é um ponto facultativo que geralmente é dado como feriado em muitos estados.

Para tentar conter o avanço do coronavírus, porém, algumas cidades, como São Paulo, anteciparam cinco feriados para o período de 26 de março a 01 de abril. A comemoração de Corpus Christi de 2021 e também de 2022 entraram no pacote de antecipações.

Entretanto, a Bolsa de Valores seguiu o calendário de negociação pré-estabelecido no início do ano. As instituições financeiras também mantiveram a programação normal para este feriado.

Bolsa de Valores

A B3 não funciona neste 3 de junho. Isso significa que não haverá negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, bem como no mercado de empréstimo de ativos. Na sexta-feira (4), a Bolsa de Valores volta a operar normalmente.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), as agências bancárias também não abrirão no feriado de Corpus Christi, mesmo as que já anteciparam o feriado para outra data. Já na sexta (4), o funcionamento será normal.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Durante o feriado, os caixas eletrônicos dos bancos ficarão disponíveis, assim como os canais digitais de atendimento. Segundo a instituição, as contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 3 de junho poderão ser pagas, sem acréscimo, na sexta-feira, já que normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário nacional.

“Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, alerta a FEBRABAN.

 

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos