O que este conteúdo fez por você?
- Nesta quinta-feira (3) é comemorado o Corpus Christi, dia em que a Igreja Católica celebra a eucaristia
- A B3 não funciona neste 3 de junho, isto é, não haverá negociação nos mercados
- De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, as agências bancárias também não abrirão no feriado de Corpus Christi
Nesta quinta-feira (3) é comemorado o Corpus Christi, dia em que a Igreja Católica celebra a eucaristia e relembra a morte e ressurreição de Cristo. Apesar de ser uma festividade essencialmente religiosa, a data é um ponto facultativo que geralmente é dado como feriado em muitos estados.
Leia também
Para tentar conter o avanço do coronavírus, porém, algumas cidades, como São Paulo, anteciparam cinco feriados para o período de 26 de março a 01 de abril. A comemoração de Corpus Christi de 2021 e também de 2022 entraram no pacote de antecipações.
Entretanto, a Bolsa de Valores seguiu o calendário de negociação pré-estabelecido no início do ano. As instituições financeiras também mantiveram a programação normal para este feriado.
Bolsa de Valores
A B3 não funciona neste 3 de junho. Isso significa que não haverá negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, bem como no mercado de empréstimo de ativos. Na sexta-feira (4), a Bolsa de Valores volta a operar normalmente.
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), as agências bancárias também não abrirão no feriado de Corpus Christi, mesmo as que já anteciparam o feriado para outra data. Já na sexta (4), o funcionamento será normal.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Durante o feriado, os caixas eletrônicos dos bancos ficarão disponíveis, assim como os canais digitais de atendimento. Segundo a instituição, as contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 3 de junho poderão ser pagas, sem acréscimo, na sexta-feira, já que normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário nacional.
“Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, alerta a FEBRABAN.
Publicidade