- Gustavo Pimenta ocupa a posição de vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da mineradora
- O executivo acumula mais de 20 anos de experiência em companhias no Brasil, Estados Unidos e Europa, com passagens pela AES e Citigroup
- Pimenta vai substituir Eduardo Bartolomeo a partir de 1º de janeiro de 2025
Após meses de incertezas, a Vale (VALE3) anunciou na noite de ontem (26) o nome do seu novo CEO: Gustavo Pimenta. O executivo, que ocupava a posição de vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores (RI) da mineradora, vai substituir Eduardo Bartolomeo a partir de 1º de janeiro de 2025.
Leia também
Em fato relevante, a Vale anunciou que o executivo foi eleito pelo Conselho de Administração de forma unânime. “Ele reúne as competências necessárias para que possamos aspirar um novo ciclo virtuoso para a companhia, orientado por nosso propósito, e com grande potencial de geração de valor a todos os nossos públicos de relacionamento”, diz o presidente do conselho, Daniel Stieler.
A sucessão na Vale tem sido acompanhada de perto pelo mercado e investidores. Como mostramos nesta reportagem, havia uma lista com dez nomes para serem escolhidos como CEO da mineradora. A escolha de Pimenta, aliás, segue a linha da “solução interna” já que, além dele, Marcello Spinelli, vice-presidente executivo de Sluções, também era cotado. Outros nomes que circularam no mercado traziam executivos de empresas como Gerdau (GGBR4), BHP (BHPG34), Embraer (EMBR3) e Caoa.
Quem é Gustavo Pimenta, o novo CEO da Vale?
Gustavo Pimenta é economista, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Na sua bagagem profissional, o executivo acumula mais de 20 anos de experiência em companhias no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Antes de se juntar à mineradora, Pimenta atuou por 12 anos na AES, acumulando ampla experiência como CFO Global, diretor de Planejamento e Estratégia e vice-presidente de Performance e Serviços da empresa. Além disso, ele foi vice-presidente de Estratégia e M&A no Citigroup, em Nova Iorque.
Na Vale, Gustavo Pimenta assumiu em 2021 a posição de vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores, tendo sido também o responsável pelas áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização da mineradora.
Ações da Vale avançam após escolha de novo CEO
As ações da Vale (VALE3) abriram em alta nesta terça-feira (27) e, por volta das 11h, avançavam 2,24%, negociadas a R$ 59,35, enquanto o Ibovespa avançava 0,15%, aos 137.106 pontos, no mesmo horário.
Por conta da indicação de Gustavo Pimenta, os papéis da Vale figuram entre as maiores altas do principal índice da B3 – confira nesta reportagem a avaliação do mercado financeiro sobre a escolha do novo CEO da companhia.