- O BTG Pactual projeta Ibovespa entre os 81 mil e 151 mil pontos em 2021. A disparidade é grande porque há muitos cenários que dependem do encaminhamento da questão fiscal do País
- A instituição prevê, no entanto, que o cenário mais provável é que o índice encerre o ano que vem entre os 102.197 mil e 139.686 mil pontos
Em relatório divulgado na quinta-feira (17) sobre o panorama do Brasil para 2021, o BTG Pactual projeta que o Ibovespa pode variar entre 81 mil e 151 mil pontos no ano que vem. Segundo o banco, a disparidade é grande porque há muitos cenários que dependem do encaminhamento da questão fiscal do País.
Leia também
“A situação fiscal do Brasil é a maior preocupação dos investidores já há algum tempo. Agora, o mercado está preocupado principalmente com a inabilidade e/ou falta de vontade do governo e do Congresso em cortar gastos e aprovar reformas estruturais para consolidar as contas do País”, dizem Carlos Sequeira e Osni Carfi, analistas do BTG.
Em uma avaliação por múltiplos, o banco pontua que o índice está acima da sua média histórica, a 15 vezes o preço lucro, contra média de 12,8 vezes. Em termos práticos, deixou de ser uma “barganha”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Mesmo assim, o BTG afirma que ainda há espaço para valorização nas ações no ano que vem e avalia que a chance de um cenário positivo em 2020 é de 65% contra 35% de um negativo. “Com fortes ventos soprando dos mercados globais, só uma gestão desastrosa na situação fiscal do País estragará a festa”, dizem os analistas.
De acordo com o relatório, a estimativa mais provável é que o Ibov encerre entre 102.197 mil e 139.686 mil pontos em 2021. A variação entre os patamares é de 36,68%.