Ibovespa hoje: segunda-feira (15) será marcada pelos efeitos da greve dos petroleiros no Brasil e pelos dados da Baker Hughes e CFTC nos Estados Unidos. Veja o que pode movimentar o mercado. (Imagem: Adobe Stock)
O último pregão (12) foi marcado pela queda das bolsas americanas e tecnologia com dúvidas sobre a sustentabilidade dos investimentos em Inteligência Artificial. A alta dos juros dos Treasuries e o dólar mais forte reforçaram a cautela, enquanto o petróleo recuou e fechou a semana com baixa de 4% diante das expectativas de maior oferta.
No Brasil, o Ibovespa subiu 0,99%, aos 160.766 pontos, sustentado por Petrobras (PETR3; PETR4) e bancos, além do fluxo estrangeiro. A petroleira avançou apesar da greve anunciada pela categoria a partir de segunda-feira (15). Na renda fixa, os DIs longos recuaram após a ata conservadora do Copom, e o dólar avançou 0,12%, para R$ 5,41.
Nesta segunda-feira (15) o pregão concentra dados externos relevantes: às 15h, sai a contagem de sondas Baker Hughes, e às 17h30, os relatórios semanais da agência reguladora dos EUA para derivativos (CFTC) sobre posições líquidas em petróleo, ouro, Nasdaq 100, S&P 500 e contratos ligados ao real. Os números devem ajudar a calibrar o apetite por risco no início da semana.
No Brasil, a atenção recai sobre os possíveis efeitos da greve dos petroleiros e seus impactos sobre Petrobras e oferta de combustíveis. O dia é também de observar os dados do Boletim Focus sobre inflação, juros e atividade econômica. A proximidade do recesso e a sensibilidade aos discursos do Federal Reserve, banco central dos EUA, tendem a manter a volatilidade elevada, especialmente em tecnologia e commodities. A seguir, confira a agenda do dia.
Agenda do dia (15/12)
Horário
Moeda / País
Evento / Indicador
09:00
BRL (Brasil)
Crescimento do Setor de Serviços (Mensal) — Out
09:00
BRL (Brasil)
Crescimento do Setor de Serviços (Anual) — Out
15:00
USD (EUA)
Contagem de Sondas Baker Hughes
15:00
USD (EUA)
Contagem Total de Sondas dos EUA por Baker Hughes
17:30
USD (EUA)
Petróleo — Posições líquidas de especuladores (relatório CFTC)
17:30
USD (EUA)
Ouro — Posições líquidas de especuladores (relatório CFTC)
17:30
USD (EUA)
Nasdaq 100 — Posições líquidas de especuladores (relatório CFTC)
17:30
USD (EUA)
S&P 500 — Posições líquidas de especuladores (relatório CFTC)
17:30
BRL (Brasil)
BRL — Posições líquidas de especuladores (relatório CFTC)
17:30
EUR (Zona do Euro)
EUR — Posições líquidas de especuladores (relatório CFTC)