• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Ibovespa tomba em agosto, o segundo mês consecutivo de perdas

Crise entre Poderes adicionou volatilidade, principalmente os ataques de Jair Bolsonaro a ministros do STF

Por E-Investidor

31/08/2021 | 17:56 Atualização: 31/08/2021 | 18:31

Desde 1997, a Bolsa de Valores brasileira implantou o pregão eletrônico, reduzindo a burocracia e democratizando o acesso ao mercado de ações e outros ativos. (Foto: Shutterstock)
Desde 1997, a Bolsa de Valores brasileira implantou o pregão eletrônico, reduzindo a burocracia e democratizando o acesso ao mercado de ações e outros ativos. (Foto: Shutterstock)

(Reuters) – O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (31), acumulando o segundo mês consecutivo de perdas, com a percepção de aumento do risco fiscal e preocupações com a crise político-institucional no país prevalecendo sobre entradas líquidas de estrangeiros no mercado acionário brasileiro.

Leia mais:
  • Bolsa centenária: Confira 10 ações resistentes ao tempo
  • Para driblar a crise: variante Delta favorece aplicação em Ouro
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa acumulou em agosto uma perda de 2,48%, com a performance no ano agora negativa em 0,20%.

As maiores quedas no mês foram CSN ON, com declínio de 23,35%, Via ON, com recuo de 17,47%, e Ultrapar ON, com perda de 17,25%. Na outra ponta, os destaques foram Embraer ON, com alta de 25,98%, CPFL Energia, com ganho de 14,69% e Braskem PNA, com acréscimo de 14,27%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Números recentes um pouco melhores sobre as contas públicas agradaram, mas não foram suficientes para dissipar temores de medidas populistas por parte do governo federal, com a eleição presidencial no próximo ano no horizonte e pesquisas mostrando queda na popularidade da atual administração.

Em paralelo, a crise entre os Poderes continuou adicionando volatilidade em agosto, principalmente os ataques do presidente Jair Bolsonaro a ministros do Supremo Tribunal Federal, enquanto o Congresso Nacional não avançou nas últimas propostas do Executivo sobre a reforma tributária e a PEC dos Precatórios.

De pano de fundo desse ambiente hostil, agentes financeiros monitoram uma crise hídrica que ameaça uma pressão ainda maior na já elevada inflação no Brasil, bem como a retomada da atividade econômica. Incertezas sobre a política de combustíveis da Petrobras também ajudaram a minar os negócios.

Tal cenário ofuscou o saldo de capital externo positivo no segmento Bovespa de quase 6,6 bilhões de reais em agosto até o dia 27, após as saídas superarem as entradas em 8,25 bilhões de reais no mês anterior.

Publicidade

No exterior, o Federal Reserve centralizou os holofotes neste mês ao sinalizar que deve começar a reduzir os estímulos neste ano, com a diminuição nas compras de ativos (tapering), embora tenha ressaltado que continuará a ser cauteloso em sua abordagem para não desencorajar a recuperação da economia.

O movimento das commodities também fez preço na bolsa paulista nas últimas semana, com a correção de baixa nos preços do minério de ferro, em meio a medidas mais restritivas para a produção de aço na China e perspectiva de aumento na oferta da matéria-prima, endossando forte declínio das ações da Vale.

Nesta terça-feira, o Ibovespa fechou em queda de 0,80%, a 118.781,03 pontos, afastando-se das mínimas do pregão, quando chegou a cair a 117.910,97 pontos.

O volume financeiro somou 38,57 bilhões de reais. Além dos ajustes tradicionais de encerramento de mês, o último pregão de agosto ainda teve de pano de fundo operações relacionadas ao rebalanceamento de índices MSCI, referências para os mercados acionários globais.

Publicidade

Petrobras figurou entre as maiores quedas do dia, com perda de 3,92%, em meio a novos ruídos envolvendo os preços dos combustíveis do país após declarações de Bolsonaro. A apoiadores, ele disse: “Então, está saneada a Petrobras, a gente começa agora a trabalhar na questão do preço dos combustíveis.”

B3 e Itaú Unibanco PN ajudaram a atenuar a pressão negativa no Ibovespa, subindo 2,7% e 1,31%, respectivamente, nesta terça-feira.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Bolsa de valores
  • Ibovespa
Cotações
09/04/2026 19h51 (delay 15min)
Câmbio
09/04/2026 19h51 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Após Raízen e GPA: as empresas que mais preocupam o mercado financeiro hoje

  • 2

    Cessar-fogo derruba dólar ao menor nível em dois anos — pode ficar abaixo de R$ 5?

  • 3

    32 fundos imobiliários de crédito estão baratos; veja como aproveitar sem cair em armadilhas

  • 4

    Ibovespa acompanha euforia global com cessar-fogo e renova recorde histórico

  • 5

    Petróleo despenca 16% com trégua — Petrobras cai mais de 4%

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como funciona o cashback IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como funciona o cashback IR?
Imagem principal sobre o FGTS: posso indicar qualquer banco no aplicativo para realizar o saque?
Logo E-Investidor
FGTS: posso indicar qualquer banco no aplicativo para realizar o saque?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é o cashback IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é o cashback IR?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as inconsistências em convênios médicos na pré-preenchida?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as inconsistências em convênios médicos na pré-preenchida?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as deduções indevidas ou sem comprovantes na pré-preenchida?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as deduções indevidas ou sem comprovantes na pré-preenchida?
Imagem principal sobre o Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Logo E-Investidor
Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Imagem principal sobre o Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Logo E-Investidor
Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Imagem principal sobre o Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Logo E-Investidor
Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Usiminas (USIM5) sobe 6,08%, com volta da valorização global do petróleo; Totvs (TOTS3) cai 3,20%
Mercado
Ibovespa hoje: Usiminas (USIM5) sobe 6,08%, com volta da valorização global do petróleo; Totvs (TOTS3) cai 3,20%

Ibovespa renova máxima histórica pela 15ª vez no ano, com avanço do petróleo e petroleiras impulsionando o índice acima dos 195 mil pontos.

09/04/2026 | 19h10 | Por Ana Ayub
Ações da Petrobras (PETR3;PETR4) avançam com alta do petróleo e revisão do Citigroup
Mercado
Ações da Petrobras (PETR3;PETR4) avançam com alta do petróleo e revisão do Citigroup

Recuperação vem após tombo histórico, enquanto mercado avalia novas tensões geopolíticas e ruídos políticos

09/04/2026 | 11h55 | Por Daniel Rocha e Vinícius Novais, do Broadcast
Petrobras (PETR3; PETR4) alerta que combinação de ingerência política e transição energética gera incerteza
Mercado
Petrobras (PETR3; PETR4) alerta que combinação de ingerência política e transição energética gera incerteza

Em seu relatório anual, a companhia listou fatores que podem impactar diretamente receitas, margens e fluxo de caixa

09/04/2026 | 11h42 | Por Amélia Alves
Fundos ligados aos Master terão que notificar ao Cade compra de fatia na Oncoclínicas (ONCO3)
Mercado
Fundos ligados aos Master terão que notificar ao Cade compra de fatia na Oncoclínicas (ONCO3)

Superintendência-Geral da autarquia atestou que os dois fundos são geridos pela Latache Gestão de Recursos e controlados, direta ou indiretamente, pelo Master

09/04/2026 | 10h51 | Por Flávia Said

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador