Mercado

XP: 62% das empresas do Ibovespa superaram previsões no 1º tri do ano

Entre os setores que reportaram Ebitda acima do esperado estão os de papel e celulose, mineração e siderurgia

XP: 62% das empresas do Ibovespa superaram previsões no 1º tri do ano
De acordo com o relatório da XP, o Brasil tem se beneficiado de uma combinação entre a rotação global de ações de crescimento para ações de valor. Foto: Matheus Lombardi/XP
  • A divulgação dos balanços das empresas listadas na bolsa brasileira começou em abril e todas as que fazem parte do Ibovespa já anunciaram os seus resultados
  • O Ibovespa subiu 14,5% durante o primeiro trimestre do ano, em reais. Já em dólar, a alta foi ainda mais acentuada, de 34,5%

Seis em cada dez empresas que compõem o Ibovespa reportaram resultados acima das expectativas da XP Investimentos no primeiro trimestre de 2022, de acordo com relatório publicado pela corretora.

A divulgação dos balanços das empresas listadas na bolsa brasileira começou em abril e todas as que fazem parte do Ibovespa já anunciaram os seus resultados. Dessas, 62% reportaram lucros operacionais (Ebitda) acima das expectativas da XP; 8% foram na linha do que se esperava; e 30% performaram abaixo do previsto.

Em relação à receita, 47% das empresas superaram as expectativas da corretora; 15% foram em linha; e 38% vieram abaixo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os setores que reportaram Ebitda acima do esperado pela XP estão os de papel e celulose, transportes e logística, petróleo e gás, mineração e siderurgia e educação. Já na ponta dos destaques negativos estão o agro, financeiro, imobiliário, alimentos e bebidas.

Apesar do conflito entre Rússia e Ucrânia e dos riscos de uma política monetária mais apertada com a alta de preços de commodities de energia e de alimentos, a bolsa brasileira foi um dos destaques mundiais no primeiro trimestre do ano.

De acordo com o relatório da XP, o Brasil tem se beneficiado de uma combinação entre a rotação global de ações de crescimento para ações de valor; forte exposição do país a commodities e bancos; valuation ainda muito atrativos apesar do “rali” recente; fluxos de outros mercados emergentes para o Brasil; e do fato de o País estar chegando ao fim de seu ciclo de alta de juros, enquanto o Fed e outros bancos centrais de mercados desenvolvidos estão apenas começando subir as taxas.

Esses fatores fizeram o Ibovespa subir 14,5% durante o primeiro trimestre do ano, em reais. Já em dólar, a alta foi ainda mais acentuada, de 34,5%. No mesmo período, o S&P 500, principal índice da bolsa americana, caiu 4,9%. Já o MSCI ACWI, que mede o retorno dos mercados globais, registrou queda de 5,7% (em dólar).

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos