- Os dois dígitos da taxa Selic não parecem ser suficientes para amedrontar os acionistas internacionais da bolsa brasileira
- A alavancagem dos juros pelo bacen brasileiro começou em 17 de março de 2021
- Há três reuniões o comitê já opta pela manutenção, a 13,75%.
Mesmo com a taxa Selic em dois dígitos, que atraem investidores para a renda fixa, os estrangeiros continuam acreditando na bolsa brasileira. Isso porque o ciclo econômico no Brasil está mais adiantado se comparado com a média global.
Leia também
Enquanto os bancos centrais pelo resto do mundo permanecem elevando juros – o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA), por exemplo, deve subir em 0,75 ponto porcentual na próxima reunião – o Comitê de Política Monetária (Copom) fez isso de maneira antecipada.
O ciclo de alta dos juros pelo Banco Central (BC) brasileiro começou em 17 de março de 2021, quando subiu a taxa Selic a 2,75%. E há duas reuniões o comitê opta pela manutenção, a 13,75%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os integrantes do Copom deixaram claro na última ata que, por ora, o ciclo de aperto monetário teria cessado, a não ser que novos dados pressionem para uma nova decisão. Tanto que, para Nícolas Bley, sócio da Ável Investimentos, esse movimento permitiu ter um controle de inflação muito melhor que os demais países. “Não é à toa que estamos no terceiro mês consecutivo de deflação”, diz.
Luiz Adriano Martinez, portfólio manager da Kilima Asset, afirma que o próximo passo é a convergência maior da inflação e, consequentemente, uma propensão para a queda dos juros. Tal cenário, afirma, gera aumento de investidores estrangeiros na bolsa.
“O Brasil surge como um oásis frente ao resto do mundo. Os EUA ainda mostram estar no início de um ciclo de alta de juros. Na Europa, a história é de uma crise energética sem precedentes. Sobre emergentes, os fluxos que antes buscavam países como a China e adjacências agora contam com sérios riscos institucionais e intervencionismo regulatório”, diz João Beck, economista e CEO da BRA Investimentos, fazendo alusão ao terceiro mandato de Xi Jinping.
Publicidade
Segundo dados da XP, o fluxo estrangeiro acumulado até 7 de outubro chegou a R$ 89,9 bilhões, quase o dobro do arrecadado nos 12 meses de 2021.
Beck ressalta ainda que, mesmo próximo do período eleitoral, o que tradicionalmente traz mais volatilidade ao índice, “é esperado governabilidade sem ruptura institucional, dado que ambos os candidatos já foram presidentes”. O segundo turno está marcado para o próximo domingo (30).
Preço sobre lucro
Já para João Pedote, sócio da Inove Investimentos, outro ponto que gera atratividade ao Ibovespa é a negociação dos múltiplos do índice. O benchmark está cerca de 7x ou 8x vezes o preço sobre lucro (P/L), historicamente bem abaixo da média de 11x ou 12x. A bolsa norte-americana, por sua vez, está sendo negociada em um múltiplo muito acima da média histórica.
O P/L é um dos indicadores mais utilizados no mercado financeiro para compreender como um índice ou empresa se comporta em relação a outras companhias do mesmo setor. Aprenda aqui como fazer rapidamente o cálculo do P/L.
Publicidade