Publicidade

Mercado

As 25 maiores pagadoras de dividendos e JCP dos últimos 12 meses

Levantamento da Trademap listou as companhias com os melhores Dividend Yield do mercado

As 25 maiores pagadoras de dividendos e JCP dos últimos 12 meses
Foto: Evanto Elements
  • Nos últimos 12 meses, findados na última sexta-feira (23), a companhia que mais bonificou os investidores com esse tipo de pagamento foi a Petrobras (PETR4, PETR3), seguida pela Gerdau Metalúrgica (GOAU4) e Vale (VALE3)
  • O levantamento foi feito pelo Trademap com base no indicador Dividend Yield Total (DYT), que mede a rentabilidade relativa aos dois tipos de proventos (dividendos + JCP)

Todo investidor gosta de receber bons proventos, seja em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio (JCP). Criar uma carteira focada em renda passiva foi uma das estratégias usadas pelo maior investidor pessoa física da Bolsa, o bilionário Luiz Barsi Filho, para acumular patrimônio ao longo da vida.

Nos últimos 12 meses, findados na última sexta-feira (23), a companhia que mais bonificou os investidores com esse tipo de pagamento foi a Petrobras (PETR4 e PETR3), seguida pela Metalúrgica Gerdau (GOAU4) e a Vale (VALE3).

O levantamento foi feito por Einar Rivero, head comercial do Trademap, com base no indicador Dividend Yield Total (DYT), que mede a rentabilidade relativa aos dois tipos de proventos (dividendos + JCP). A amostra considera todos os papéis que compõem o Ibovespa, principal índice de ações da B3.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No caso da Petrobras, as ações preferenciais (PETR4) e ordinárias (PETR3) registraram 66,01% e 64,92% de rendimento em proventos. A diferença para a segunda empresa no ranking é gritante: o DYT dos papéis preferenciais da Metalúrgica Gerdau é de 22,36%, enquanto as ações ordinárias da Vale pagaram 18,41% entre dividendos e JCP.

Vale lembrar que, embalada pelo bom momento dos preços do petróleo, a Petrobras anunciou pagamento de dividendos recorde este ano.

Como interpretar o Dividend Yield

Uma boa forma de entender o Dividend Yield é comparar o múltiplo com outra referência de mercado, como o CDI, taxa bem próxima a de juros Selic. Nos últimos 12 meses, entre 23 de setembro de 2021 e 23 de setembro de 2022, o CDI acumulado foi de 10,7%, por exemplo. Isso significa que a Petrobras, com seu DYT de mais de 60%, pagou cerca de 400% do CDI em proventos no mesmo período.

Entretanto, além de um bom DY, a empresa também precisa apresentar fundamentos sólidos para justificar o aporte. A PETR4 está entre as principais recomendações da corretora Ágora para setembro. A casa ressalta que a petroleira é uma boa opção para quem busca dividendos, mas que é preciso avaliar os riscos associados às eleições.

“É importante que os investidores avaliem as sinalizações que serão dadas pela gestão, principalmente em relação à política de preços dos combustíveis”, afirma a Ágora.

Veja o ranking completo:

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos