O que este conteúdo fez por você?
- Os investidores precisaram de fôlego e cautela para proteger o patrimônio de todos os estresses do mercado ao longo de 2022
- Para 2023, setores ligados ao mercado externo e a serviços podem garantir proteção ao investidor para os próximos meses
- Com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República, a responsabilidade fiscal adotada pela nova gestão deve direcionar os rumos do mercado
Os investidores precisaram de fôlego e cautela para proteger o patrimônio de todos os estresses do mercado ao longo de 2022. Os desdobramentos da pandemia, guerra entre Rússia e Ucrânia, elevação da taxa de juros no Brasil e no mundo, risco de recessão global e as eleições conseguiram adicionar uma “dose forte” de volatilidade nos ativos de renda variável.
Leia também
Para 2023, setores ligados ao mercado externo e a serviços podem garantir proteção ao investidor para os próximos meses. Com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República, a responsabilidade fiscal adotada pela nova gestão deve direcionar os rumos do mercado.
A expectativa dos analistas é que haja um aumento das despesas públicas com o novo governo, o que pode retardar ainda mais o início do corte da taxa de juros ainda em 2023 e elevar o risco dos investimentos no País. Caso esse cenário se concretize ao longo do ano, o investidor deve adotar uma postura mais conservadora ao olhar mais para as ações de empresas que possuem um histórico de bons resultados e já estabelecidas no mercado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Segundo José Cataldo, estrategista da Ágora Investimentos, essas companhias costumam estar menos suscetíveis às oscilações do mercado em comparação às empresas de “crescimento”, que possuem uma perspectiva de valorização no futuro por estarem em processo de expansão dos negócios. “A maioria das empresas de commodities, como petróleo, minério de ferro e agrícolas, gera caixa e consegue pagar dividendos aos investidores”, afirma.
Para ler a reportagem completa, baixe o material exclusivo “Como investir em 2023”, um guia gratuito com a indicação dos principais especialistas do mercado para os melhores investimentos do próximo ano.