Publicidade

Mercado

Mercado financeiro hoje: balanço da Vale (VALE3), prévia da inflação e mais 3 assuntos que fazem preço nesta quinta-feira

Alívio nas bolsas ocidentais e o avanço do petróleo podem ajudar ativos locais. Confira a agenda econômica do dia

Mercado financeiro hoje: balanço da Vale (VALE3), prévia da inflação e mais 3 assuntos que fazem preço nesta quinta-feira
Além de ser uma das empresas mais lucrativas do Brasil, Vale está entre as maiores mineradoras do mundo. (Fonte: Vale/Reprodução)

A agenda econômica desta quinta-feira (24) concentra atenções nos balanços do terceiro trimestre, principalmente o da Vale (VALE3) – veja o que esperar do resultado aqui. Entre os indicadores, saem o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) – considerado a prévia do IPCA –, e os índices de gerentes de compras (PMIs) de outubro dos Estados Unidos. No mercado financeiro hoje, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participam de coletiva de imprensa do G20 (grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia), em Washington.

Ainda na agenda econômica de hoje, o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, fala em dois eventos com investidores, enquanto o diretor do BC Otavio Damaso (Regulação) participa de evento. O Tesouro realiza leilões de venda de Nota do Tesouro Nacional série F (NTN-F, título de renda fixa) e Letras do Tesouro Nacional (LTN, títulos prefixados).

Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúne-se com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, participa da abertura da reunião ministerial de Comércio e Investimentos do G20. O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, faz palestra em evento.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No exterior, ainda ficam no radar os pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA e o índice de atividade nacional de setembro, além das vendas de moradias novas em setembro. Vários dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) fazem pronunciamentos ao longo do dia e a presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Cleveland, Beth Hammack, também discursa.

Confira os 5 assuntos que movimentam o mercado financeiro hoje

Bolsas internacionais

O dólar cai ante rivais e moedas emergentes, com um alívio nos juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense), após três dias de alta das taxas por incertezas com os cenários eleitoral e de política monetária dos EUA.

Os futuros de Nova York estão difusos com balanços mistos. O Dow Jones futuro é pressionado pela queda de 4,5% da IBM (IBMB34), enquanto o Nasdaq futuro avança com o salto de 11,2% da Tesla (TSLA34) no pré-mercado.

Na reta final das eleições, uma nova pesquisa da Quinnipiac University mostra a democrata Kamala Harris empatada com o republicano Donald Trump em Michigan e Wisconsin.

Em meio a temores nos mercados de repique de inflação e corte menor de juros como resultado das propostas dos candidatos à Casa Branca, o gerente-geral do Banco de Compensações Internacionais (BIS), Agustin Carstens, afirmou que “os bancos centrais pelo mundo precisam conduzir a política monetária para controlar a inflação”.

As bolsas europeias e o euro se valorizam após PMIs positivos da zona do euro e Alemanha e também de alguns resultados corporativos, como de Unilever (ULEV34) e Barclays (B1CS34).

Balanços

A temporada de balanços avança no Brasil e traz novos nomes: Vale, Multiplan (MULT3) e Suzano (SUZB3) divulgam os resultados do terceiro trimestre do ano após o fechamento do mercado.

Publicidade

Entre as opiniões do mercado sobre a Vale, a do Itaú BBA é o mais pessimista, afirmando que o lucro líquido da mineradora pode desabar até 65,5% no terceiro trimestre de 2024 em relação ao terceiro trimestre de 2023. O E-Investidor ouviu mais sete casas e comparou suas previsões nesta matéria.

  • Veja também o calendário de balanços do terceiro trimestre neste texto

No exterior, American Airlines e First Citizens BancShares publicam seus resultados trimestrais antes da abertura dos mercados em Nova York.

Commodities

As commodities operam em direções contrárias nesta manhã. Enquanto o petróleo avança mais de 1,5% no exterior, o minério de ferro fechou em queda de 0,26% em Dalian, na China.

Apesar do recuo do minério, o American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale subia 0,48% no pré-mercado em NY, por volta das 8h10. No mesmo horário, os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) ganhavam 0,95%.

IPCA-15

O IPCA-15 é um dos indicadores mais aguardados do dia por conter os rumos da inflação, medida pelo IPCA. Segundo projeções do mercado, o índice deve acelerar para 0,51% em outubro, ante 0,13% em setembro, devido ao aumento nas tarifas de energia elétrica e nos preços dos alimentos.

Mercado brasileiro

O ambiente positivo nas bolsas ocidentais e o avanço do petróleo podem dar tração ao Ibovespa hoje à espera do IPCA-15. A queda dos retornos dos Treasuries pode amenizar os ajustes no câmbio e juros, mas a indefinição fiscal no Brasil ainda pressiona o real e a curva de juros.

Campos Neto avaliou, na quarta-feira (23), que não há elementos que apontem para um quadro de dominância fiscal no Brasil, mas é preciso observar os sinais. Ele destacou a necessidade da instituição ter credibilidade em sua comunicação para diminuir o prêmio de risco e defendeu a harmonia entre as políticas fiscal e monetária como o caminho para reduzir juros estruturalmente, o que pode repercutir no mercado financeiro hoje.

* Com informações do Broadcast