EUA e China mostram inclinação ao diálogo sobre tarifas. (Foto: Adobe Stock)
A agenda econômica desta sexta-feira (2) concentra atenções no payroll, relatório do mercado de trabalho americano, em meio a sinais de que a China estaria disposta a abrir diálogo com os Estados Unidos sobre tarifas. A safra de balanços no exterior também fica no foco do mercado financeiro hoje, além de índices de gerentes de compras (PMIs) de vários países, inclusive do Brasil.
Acompanhe aqui as principais notícias do mercado financeiro hoje ao longo do dia.
Mercado financeiro hoje: o que acompanhar nesta sexta-feira
Trégua na guerra comercial reflete nas bolsas internacionais
Os índices de ações avançam antes da divulgação do payroll de abril nos EUA. A valorização começou na véspera, com as bolsas americanas fechando em alta, e se estendeu para a Ásia, diante de sinais de que a China deseja abrir negociações tarifárias com os Estados Unidos. Para que o diálogo aconteça, Pequim pede que Washington corrija práticas equivocadas e cancele as tarifas unilaterais.
O mercado chinês, por sua vez, está fechado e só reabre na terça-feira (6). Já as bolsas europeias reabriram hoje com ganhos — só Londres funcionou na quinta-feira (1º), no Dia do Trabalho.
Investidores ainda reagem a balanços corporativos de Meta, Microsoft, Apple, Amazon, da petrolífera Shell e do banco NatWest, bem como aos PMIs europeus já publicados.
Payroll: dados de emprego superam expectativas em abril
A economia dos Estados Unidos criou 177 mil empregos em abril, em termos líquidos, segundo relatório payroll publicado nesta manhã pelo Departamento do Trabalho do país. Analistas consultados pelo Projeções Broadcast esperavam criação de 95 mil a 175 mil vagas, com mediana de 138 mil. O relatório, também conhecido como payroll, é a principal métrica do mercado de trabalho dos EUA para o Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
A taxa de desemprego dos EUA permaneceu em 4,2% em abril, repetindo o nível de março. O resultado veio em linha com a previsão de analistas compilados pelo Projeções Broadcast.
Já o salário médio por hora aumentou 0,17%, ou US$ 0,06, a US$ 36,06, na comparação mensal de abril. A variação ficou abaixo da projeção do mercado, de alta de 0,30%. Na comparação anual, houve aumento salarial de 3,77% em abril, também aquém do consenso, de ganho de 3,90%.
O relatório também mostrou revisão para baixo dos números de empregos criados em março, de 228 mil para 185 mil, e em fevereiro, de 117 mil para 102 mil.
Commodities: petróleo recua, minério não opera
O petróleoregistra queda, após ganhos de quase 2% da sessão anterior. O presidente Donald Trump ameaçou, na quinta-feira, impor sanções secundárias a qualquer pessoa que compre petróleo iraniano, um alerta feito após o adiamento das negociações sobre o programa nuclear de Teerã. No início da manhã, o barril do petróleo WTI para junho caía 0,66%, enquanto o do Brent para julho cedia 0,56%.
O minério de ferronegociado em Dalian não teve operação nesta sexta-feira, devido ao fechamento dos mercados da China.
Publicidade
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale(VALE3) subiam 0,87% no pré-mercado de Nova York nesta manhã. Já os ADRs da Petrobras(PETR3; PETR4) avançavam 0,70%.
O que esperar para o Ibovespa hoje
Na volta dos mercados brasileiros do feriado do Dia do Trabalho, investidores focam no exterior, dada a agenda esvaziada internamente. O moderado apetite por risco lá fora pode beneficiar os ativos, diante de sinais de que a China busca abrir negociações tarifárias com o governo do presidente dos EUA, Donald Trump.
Assim, mesmo após subir 3,69% em abril, o Ibovespa hoje pode iniciar maio em alta – veja aqui o que deve afetar o humor do mercado neste mês. O EWZ, principal fundo de índice (ETF, fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação) brasileiro negociado em Nova York, avançava 1,12% nesta manhã.
Os juros futuros podem seguir o viés de baixa dos rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) no mercado financeiro hoje, mas o espaço tende a ser curto após o declínio na quarta-feira. Já o real pode se valorizar em meio aodólar hoje mais fraco no exterior.
* Com informações de Laís Adriana e Sergio Caldas, do Broadcast