

A agenda econômica desta sexta-feira (11) traz os índices de preços ao consumidor no Brasil (IPCA) e ao produtor dos Estados Unidos (PPI) de março, em meio ao cenário da guerra comercial entre EUA e China. Os gigantes financeiros americanos JPMorgan (JPMC34), Blackrock (BLAK34), Wells Fargo (WFCO34) e Morgan Stanley (MSBR34) divulgam resultados corporativos no mercado financeiro hoje.
Ainda na agenda econômica hoje, será conhecido o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de fevereiro, também conhecido como prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista à Bandnews pela manhã.
Nos EUA, há ainda a pesquisa quinzenal da Universidade de Michigan sobre as expectativas de inflação e o sentimento do consumidor americano. São esperados discursos do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de St. Louis, Alberto Musalem e do Presidente do Fed de NY, John Williams.
Mercado financeiro hoje: os destaques desta sexta-feira
China contra-ataca os EUA com tarifas de 125%
A China anunciou nesta sexta-feira (11) que vai elevar sua tarifa retaliatória sobre as importações dos Estados Unidos, de 84% para 125%. Os novos valores entrarão em vigor no sábado (12).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A decisão do Conselho de Estado da China ocorreu depois que autoridades do governo Donald Trump informaram na quinta-feira (10) que aplicarão uma tarifa mínima de 145% sobre todas as exportações. Entenda mais sobre o caso nesta matéria.
Como Bolsas internacionais reagem à guerra comercial?
A ofensiva da China esfriou o apetite por risco nesta manhã. Após reação negativa inicial, os futuros de Nova York e a Bolsa de Londres ensaiam recuperação, em meio a uma agenda carregada com o PPI nos EUA, falas de dirigentes do Fed e balanços, como o da BlackRock – veja aqui.
Nesta semana, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) americano mostrou deflação de 0,1% em março, mas a preocupação é de que a inflação nos EUA fique mais pressionada daqui para frente. A presidente do Fed de Boston, Susan Collins, alertou que as tarifas devem pressionar a inflação e desacelerar o crescimento.
Pequim declarou, porém, que novas medidas dos EUA seriam “uma piada na história da economia mundial”. O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmou que não busca confronto com a China, mas advertiu que os EUA “vão conter sua influência no Canal do Panamá”.
O dólar hoje opera em forte baixa ante outras moedas de economias desenvolvidas, ampliando perdas robustas de quinta-feira (10). Juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) recuam.
IPCA e prévia do PIB: confira as expectativas
O IPCA de março deve arrefecer a 0,54%, após alta de 1,31% em fevereiro. As projeções para esta leitura, todas de alta, variam de 0,46% a 0,59%. Para a inflação em 12 meses, a mediana indica taxa de 5,46% em março, ante 5,06% em fevereiro. As estimativas vão de 4,83% a 5,52%.
Publicidade
Para o IBC-Br, a prévia do PIB, a mediana do mercado indica expansão de 0,30% em fevereiro, após crescimento de 0,89% em janeiro. As estimativas variam de recuo de 0,6% a alta de 0,9%.
Commodities: minério sobe e petróleo mostra estabilidade
O petróleo sobe levemente depois de tombar mais de 3% na véspera, em semana marcada por forte volatilidade em meio às incertezas da política tarifária do governo Trump. Às 8h07 (de Brasília), o barril do petróleo WTI para maio subia 0,08%, enquanto o do Brent para junho avançava 0,06%.
Entre as commodities hoje, o minério de ferro fechou em alta de 0,71%, cotado a 708 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 96,79 nos mercados de Dalian, na China.
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) avançavam 0,67% no pré-mercado de Nova York, por volta das 8h09 (de Brasília). Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) subiam 1,95% no mesmo horário.
O que esperar do Ibovespa hoje diante do caos global?
O avanço dos futuros de NY, do petróleo e do minério de ferro tendem a favorecer o Ibovespa hoje, que acumula queda de 3% em abril. Já o dólar em baixa ante a maioria das moedas emergentes e ligadas a commodities é um bom sinal para o real.
No radar, segue a operação de compra de 58% do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). O Banco Master tem pelo menos R$ 16 bilhões em precatórios e pré-precatórios, de acordo com fontes — quase o dobro da cifra desses ativos que consta em seu balanço. O Sindicato dos Bancários de Brasília pede que o Banco Central (BC) rejeite a compra.
Publicidade
O presidente do BC, Gabriel Galípolo, reúne-se nesta sexta-feira com o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, e com o CEO da instituição, Augusto Ferreira Lima, na sede do BC, em Brasília, encontro que fica no radar do mercado financeiro hoje.
* Com informações do Broadcast