Mercado

Mercado hoje: IPCA, balanço do Banco do Brasil (BBAS3) e encontro do presidente Lula com o governador Zema são os destaques da agenda desta quinta-feira

No mercado cambial, o dólar pode continuar com pouco impulso devido à queda nos juros dos títulos americanos

Mercado hoje: IPCA, balanço do Banco do Brasil (BBAS3) e encontro do presidente Lula com o governador Zema são os destaques da agenda desta quinta-feira
(Foto: Envato Elements)

A agenda econômica desta quinta-feira (8) inclui o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, bem como o balanço do Banco do Brasil (BBAS3) e o relatório de produção e vendas da Petrobras (PETR3;PETR4). O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Belo Horizonte para anunciar recursos para a BR-381 e discutir a crise financeira do Estado, que possui uma dívida em torno de R$ 160 bilhões com a União.

Além da melhora no tom externo observada na manhã desta quinta-feira, o mercado de ações pode reagir a notícias corporativas e aos balanços trimestrais divulgados após o fechamento da última quarta-feira.

O IPCA de janeiro também deve ter impacto, especialmente na curva de juros, com expectativas de desaceleração para 0,35% em janeiro, em comparação com 0,56% em dezembro. Isso está relacionado à deflação pontual de passagens aéreas, que afeta a inflação de serviços, de acordo com economistas consultados pelo Projeções Broadcast. Eles preveem, no entanto, acelerações nos preços de serviços subjacentes e alimentação no domicílio.

No mercado cambial, o dólar pode continuar com pouco impulso devido à queda nos juros dos Treasuries (títulos de dívidas emitidos pelo Tesouro dos Estados Unidos), o que deve influenciar os ajustes nos juros futuros diante da leitura da inflação doméstica. Além disso, as negociações entre o Congresso e o governo sobre a medida provisória (MP) da reoneração da folha e os vetos presidenciais a parte das emendas de comissão também estão sendo monitoradas pelos investidores.

Agenda desta quinta-feira

O IPCA de janeiro está previsto para ser divulgado às 9 horas. Além disso, estão programadas outras divulgações, como a produção e vendas de veículos em janeiro (10h) e o fluxo cambial da semana passada (14h30). O Tesouro realizará um leilão de LTN e NTN-F (11h). No campo político-econômico, está agendado o primeiro encontro do G20 Social vinculado à Trilha de Finanças (10h), reuniões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP, às 14h) e do conselho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel, 15h).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Supremo Tribunal Federal (STF), há a possibilidade de continuação do julgamento de uma ação sobre a necessidade de motivação para a dispensa de funcionários concursados de empresas públicas e de sociedades de economia mista (14h). Após o fechamento da Bolsa de Valores, o Banco do Brasil, a Multiplan (MULT3) e a CCR (CCRO3) divulgarão seus balanços, enquanto a Petrobras apresentará o relatório de produção e vendas referente ao quarto trimestre de 2023.

No cenário internacional, destaca-se a divulgação dos pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA (10h) e os estoques no atacado em dezembro (12h). A secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, participará de uma sessão no Senado (11h), enquanto a dirigente do BoE, Catherine Mann (12h), o economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane (12h30) e o presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin (14h05), têm compromissos públicos.

Ademais, o Banco Central do México anunciará sua decisão de política monetária (16h). No setor corporativo, a americana ConocoPhillips e a canadense Bombardier divulgarão seus balanços antes da abertura dos mercados.