- Os mercados brasileiros estão fechados hoje
- Destaque hoje para o PMI dos EUA elaborado pelo ISM de Chicago
- À noite, serão divulgados PMIs oficiais da China
A sexta-feira (30) já tem clima de feriado, não apenas pelos mercados domésticos estarem fora de operação, mas também pela agenda esvaziada no último dia útil do ano no exterior. Com poucos eventos, os destaques ficam por conta do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos elaborado pelo Instituto de Gerência e Oferta (ISM, na sigla em inglês) de Chicago. À noite, serão divulgados PMIs oficiais da China.
Leia também
As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta sexta-feira, acompanhando o tom negativo dos índices futuros de Wall Street em meio à liquidez reduzida de fim de ano e agenda esvaziada. Por volta das 8h35 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,58%, a 427,86 pontos. Acumulando perdas de mais de 12% no ano, o índice deve encerrar 2022 com seu pior desempenho desde 2018.
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira acompanhando a recuperação de Wall Street, mas quase todas encerraram 2022 com perdas de dois dígitos em meio a preocupações com o impacto da Covid-19 na economia chinesa, a guerra da Rússia na Ucrânia e agressivas elevações de juros nos EUA e na Europa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os mercados brasileiros estão fechados hoje. Ontem, a fraqueza dos papéis da Petrobras (PETR4 e PETR3), em meio à indefinição em torno do comando da estatal e a sinais de mudança na política de preços dos combustíveis, impediu que o Ibovespa acompanhasse os ganhos firmes das bolsas em Nova York. O índice encerrou o dia em queda de 0,46%, aos 109.734,60 mil pontos, o que levou o Ibovespa a fechar dezembro com perdas de 2,45%.
No ano, o índice acumulou um modesto ganho de 4,69%, ficando abaixo da inflação e do rendimento da poupança em 2022. O E-Investidor levantou as 5 ações com melhor rendimento no ano e as 5 com pior desempenho.
* Com informações do Broadcast/Estadão Conteúdo