Publicidade

Mercado

Mercado hoje: balanço do Bradesco (BBDC4), contas do governo e falas de dirigentes do Fed são os destaques desta quarta-feira

Na política, expectativa fica por conta dos avanços das discussões sobre a reoneração da folha de pagamentos

Mercado hoje: balanço do Bradesco (BBDC4), contas do governo e falas de dirigentes do Fed são os destaques desta quarta-feira
Agência do Bradesco na Avenida Paulista, SP. (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

O mercado está atento nesta quarta-feira (7) a quatro líderes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), enquanto buscam orientações sobre o início dos cortes de juros na maior economia do mundo. No Brasil, o foco fica nos indicadores do setor público consolidado, nas vendas do varejo e na balança comercial. Além disso, haverá atenção para a participação online do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, em evento.

A queda do EWZ, o principal ETF brasileiro negociado em Nova York, indica um possível dia de perdas no Ibovespa, devido à falta de ímpeto nos futuros das bolsas americanas. No pré-mercado, o EWZ apresentou uma queda de 0,18%. Os investidores estão analisando o balanço do Bradesco (BBDC4) que ficou além das expectativas, juntamente com o plano estratégico do banco.

A valorização do petróleo e do minério de ferro, este último subindo 1,12%, pode amortecer as perdas na Bolsa brasileira. Os ADRs (recibos de ações de empresas não-americanas emitidos e negociados nos EUA) da Petrobras (PETR3;PETR4) e da Vale (VALE3) mostraram pequenos ganhos recentemente. Os dados sobre o setor público consolidado serão observados de perto e devem indicar uma deterioração nas contas públicas, com um saldo negativo em dezembro, devido às despesas da União com o pagamento de precatórios.

Em Brasília, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede), afirmou que até o final desta semana o governo irá anunciar uma decisão sobre a Medida Provisória (MP) 1.202, que inclui a reoneração da folha de pagamentos. O governo ainda está debatendo qual seria a solução técnica viável para retirar da MP o trecho que trata da reoneração de 17 setores da economia. A ideia é que esse assunto seja abordado separadamente.

Agenda desta quarta-feira 

Para esta quarta-feira, estão agendadas várias divulgações importantes. Às 9h00 os investidores conhecerão os dados de varejo restrito e ampliado, seguidos pela divulgação da balança comercial de janeiro às 15h. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fará uma palestra em um evento marcado para as 10h.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No cenário internacional, destacam-se a balança comercial dos EUA de dezembro às 10h30 e os discursos de quatro dirigentes do Federal Reserve: a presidente do Fed de Boston, Susan Collins, e a diretora, Adriana Kugler, ambos às 13h; o presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin, também às 13h; e a diretora, Michelle Bowman, às 16h. Na China, serão divulgados os índices de preços ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) às 22h30.