No início das negociações desta quarta-feira (21), os mercados podem adotar uma postura mais cautelosa, aguardando a divulgação da ata do Federal Reserve (Fed). Entretanto, o declínio dos futuros em Nova York e do preço do petróleo podem exercer pressão sobre o Ibovespa. Por volta das 7h59, o EWZ, o principal fundo de índice de ações do Brasil negociado em Nova York, registrava alta de 1,72% no pré-mercado. Além disso, os investidores estarão atentos aos resultados financeiros de empresas como Gerdau (GGBR4) e Telefonica Brasil (VIVT3).
Leia também
Os movimentos nos juros futuros e no dólar podem refletir as oscilações mais contidas nos rendimentos dos Treasuries (títulos de dívidas emitidos pelo governo norte-americano) e na cotação do dólar em relação à maioria das moedas. Enquanto isso, as discussões sobre a reoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia permanecem em destaque, com uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Haddad prevista para está quarta-feira, para abordar o assunto. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou ontem que o governo está aberto a negociações. A reoneração faz parte do plano do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para aumentar a arrecadação do governo e reequilibrar as contas públicas.
Agenda desta quarta-feira
A agenda destaca-se pela divulgação da ata da mais recente reunião de política monetária do Fed, o banco central americano, marcada para as 16h00. Antes disso, a diretora do Fed, Michelle Bowman, participa de um evento em Washington às 15h00. Na Europa, aguarda-se a confiança do consumidor na zona do euro às 12h00. No Brasil, o Banco Central divulgará os dados do fluxo cambial semanal às 14h30.
No cenário nacional, está prevista uma reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva às 10h00, onde se espera que discutam as negociações em torno da proposta de reoneração da folha de pagamentos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No Rio de Janeiro, acontece nesta quarta (21) e na quinta-feira (22) a primeira reunião ministerial do G20, grupo composto pelas 20 maiores economias do mundo, sob a presidência do Brasil. Essas reuniões entre os países membros começaram em dezembro e servem como preparação para a Cúpula do G20, que acontecerá em novembro, também na cidade do Rio de Janeiro.