Os mercados vão acompanhar nesta quarta-feira (23) a votação dos destaques à regra fiscal na Câmara, cujo texto base foi aprovado na noite de ontem. Além disso, o investidor fica atento a possíveis comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reiterando pressão para o Banco Central iniciar o corte de juros no País, mesmo que tal movimento não altere as perspectivas de início de cortes da Selic apenas no segundo semestre.
Leia também
No exterior, os investidores globais permanecem cautelosos pela falta de consenso nas negociações entre democratas e republicanos para a elevação do teto de dívidas dos Estados Unidos. Caso o acordo não seja aprovado, o presidente americano, Joe Biden, terá dificuldades em pagar as contas do país a partir de 1º de junho. Confira aqui o que os agentes dos mercados estão falando sobre o problema.
Confira as principais notícias das empresas em destaque nesta quarta-feira:
Petrobras (PETR3; PETR4)
Permanece o impasse com relação à permissão à Petrobras para exploração de petróleo e gás natural em regiões próximas à Foz do Rio Amazonas, cujo pedido de licenciamento foi negado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na semana passada. Ontem, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniu com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), além dos presidentes da estatal, Jean Paul Prates, e do órgão ambiental, Rodrigo Agostinho, no Palácio do Planalto.
Ao final do encontro, ela afirmou a jornalistas que o governo seguirá parâmetros técnicos em relação à permissão, conforme prevê a legislação. Ela também disse que a Petrobras, como qualquer outra empresa, pode apresentar novamente o pedido.
Frigoríficos
E as empresas de proteína animal seguem no radar dos investidores. Ontem, o Ministério da Agricultura informou, em nota, que três novos casos de gripe aviária foram detectados em aves silvestres no Espírito Santo. Com isso, o total de registros no País subiu para oito.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A JBS informa que realizou operação com a JBJ, controlada por integrante da família dos maiores acionistas indiretos da companhia, para a compra de animais para abate durante o mês de maio, em transação de R$ 74,9 milhões.
Even (EVEN3)
O Conselho de Administração da Even definiu que Marcio Botana Moraes será o novo presidente executivo da companhia. Ele assume no lugar de Leandro Melnick, que ficará na presidência do Conselho de Administração. Melnick comandava a construtora desde 2016.
Enauta (ENAT3)
A Enauta confirmou a ocorrência de óleo em novo intervalo denominado acumulação Atlanta NE, na área em implantação do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta. A estimativa é que os recursos excedam 230 milhões de barris de óleo.
Alpargatas (ALPA4)
As gestoras Dynamo Administração de Recursos e Dynamo Internacional Gestão de Recursos passaram a deter 53.006.945 ações preferenciais da Alpargatas, representativas de 15,43% do total dessa classe de ações. Veja tudo o que você precisa saber antes de investir em Alpargatas aqui.
Iguá (IGSN3)
A Iguá Rio de Janeiro fará a quarta emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie com garantia real, com garantia fidejussória adicional, em até duas séries, no valor total de R$ 3,8 bilhões.
*Com informações do Broadcast