Fachada do Federal Reserve (banco central dos EUA) em Washington. Foto: REUTERS/Jim YOUNG
O discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), em Jackson Hole, concentra as atenções dos mercados globais nesta sexta-feira (25). A dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, fala no mesmo evento.
Nos Estados Unidos, há a divulgação da pesquisa da Universidade de Michigan sobre a confiança e as expectativas de inflação do consumidor. No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) é o destaque.
As bolsas internacionais registram leve alta nesta manhã, com investidores à espera do discurso de Powell. O Banco Mizuho acredita que o dirigente do BC americano não sinalizará o fim do ciclo de aperto monetário, nem que fará um grande pronunciamento sobre mudança na política de juros.
Na Europa, o euro atingiu mínimas após o índice de clima de negócios (Ifo) com o sentimento das empresas da Alemanha mostrar recuo mais que o esperado por analistas. Nesse contexto o índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, renovou máximas.
Na Ásia, as bolsas caíram, em meio a preocupações com a China. Para o Goldman Sachs, medidas de relaxamento de Pequim ainda não foram robustas o suficiente para se contrapor a riscos de baixa no mercado imobiliário nem para estabilizar a confiança do consumidor e dos investidores.
No Brasil
O IPCA-15 de agosto deve trazer ajustes à curva de juros e às apostas de corte da Selic em setembro e este ano. O índice deve subir 0,16% em agosto, após ter recuado 0,07% em julho, segundo o Projeções Broadcast, por causa da pressão da tarifa de energia elétrica.
No acumulado em 12 meses, o IPCA-15 deve acelerar a 4,12% em agosto (mediana), ante 3,19% na mesma base de comparação em julho, o que seria a primeira aceleração para o critério desde abril (4,16%). Para o Ibovespa, a alta dos futuros de Nova York e de mais de 1% do petróleo devem ajudar, enquanto o dólar mostra sinais mistos.
O governo federal deve publicar nesta sexta-feira a medida provisória que estabelecerá uma taxação de fundos exclusivos – o que vem sendo chamado pelo Ministério da Fazenda de onshores – e enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei para a tributação de offshores, segundo fontes ouvidas pelo Broadcast Político a par do assunto.
Publicidade
O PL das offshores deve seguir o texto que já estava sob análise do Congresso Nacional – com algumas possibilidades de ajuste. As propostas foram anunciadas nesta semana pelo Ministério da Fazenda após um acordo com a cúpula do Senado e da Câmara dos Deputados.
Agenda
A agenda traz o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Simpósio Econômico de Jackson Hole, organizado pela distrital de Kansas City (11h05). A presidente do chefe do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, fala no mesmo evento (16h).
Também no exterior, destaque à pesquisa da Universidade de Michigan sobre a confiança e as expectativas de inflação do consumidor dos Estados Unidos (11h00). No Brasil, a agenda tem o IPCA-15 de agosto (9h00) e a nota do setor externo de julho (8h30). Presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz declaração à imprensa em Luanda, em Angola (8h45).