Mercado

Mercado hoje: Feriado nos EUA reduz tração dos mercados em semana de atas do Fed. Confira a agenda

A expectativa é que os trabalhos no Congresso ganhem impulso após o Carnaval, com a reforma tributária sendo uma das principais pautas

Mercado hoje: Feriado nos EUA reduz tração dos mercados em semana de atas do Fed. Confira a agenda
(Foto: Envato)

A agenda no Brasil está vazia nesta segunda-feira (19), enquanto nos Estados Unidos os mercados estão fechados devido ao feriado do Dia do Presidente. Após o Carnaval, espera-se que os trabalhos no Congresso ganhem tração, com a reforma tributária sendo uma das principais pautas.

Sem a presença de Nova York, os ativos locais podem apresentar menor liquidez e oscilar mais próximo da estabilidade, especialmente os juros futuros. Contudo, os curtos podem reagir ao IBC-Br, previsto para subir 0,80% em dezembro e encerrar 2023 com alta de 2,30%, segundo as projeções do Projeções Broadcast. Com uma agenda doméstica de indicadores fraca, as atenções da semana se voltam para o exterior e para as movimentações no Congresso.

O governo enfrenta o desafio de responder à sua base aliada sindical enquanto se compromete a equilibrar as contas públicas, com a meta de alcançar o déficit zero neste ano. Em meio a esses desafios, os funcionários do Executivo federal demandam um reajuste salarial de 22,71% a 34,32%, parcelado até 2026, com parte dos aumentos previstos já para 2024.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A oferta do governo, que propõe um reajuste de 13%, parcelado para 2025 e 2026, foi recusada. Diante da falta de uma proposta firme do governo em relação à reivindicação de uma reformulação das carreiras, 424 servidores do Banco Central (BC) já entregaram seus cargos comissionados, representando 35% do total dessas funções. Chefes adjuntos e consultores anunciam sua participação na paralisação de 48 horas marcada para os dias 20 e 21 de fevereiro. O estado de greve dos servidores do BC já está causando um impacto significativo na cadeia de comando de setores cruciais para o funcionamento da autoridade monetária.

Agenda desta semana

No cenário internacional, nesta segunda-feira (19), a China define as taxas de juros das LPRs de um e cinco anos (22h15). Na terça (20), o presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, e outros membros do BoE participam de uma audiência do Comitê do Tesouro do Parlamento britânico. Na quarta-feira (21), o destaque é a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), além do Produto Interno Bruto (PIB) da França do quarto trimestre e do discurso da diretora do Fed, Michelle Bowman.

Na quinta (22), serão divulgados o CPI da zona do euro de janeiro, a ata da última reunião do Banco Central Europeu (BCE), bem como os índices de gerentes de compras (PMIs) da Alemanha, zona do euro, Reino Unido e EUA, além de vários discursos de dirigentes do Fed. Na sexta-feira (23), está prevista a divulgação do PIB da Alemanha do quarto trimestre e do índice Ifo de sentimento das empresas na Alemanha.

Quanto à agenda local, nesta segunda-feira, teremos o monitor do PIB de dezembro às 10h15. Na terça (20), está programado o Relatório Focus. Na sexta-feira (21), teremos a sondagem do consumidor da FGV e a definição da bandeira tarifária de energia elétrica pela Aneel.