Publicidade

Mercado

Mercado hoje: inflação brasileira, ata do Fed e dados econômicos dos EUA ficam no radar

Ministro da Fazenda e presidente do BC participam de reuniões fechadas

Mercado hoje: inflação brasileira, ata do Fed e dados econômicos dos EUA ficam no radar
Painel da B3 (Foto: Gabriela Biló/Estadão)

A quarta-feira (11), pré-feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, traz como destaque o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro e o Tesouro antecipa o leilão de prefixados.

No exterior, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, têm reuniões fechadas às margens das Reuniões Anuais do FMI e do Banco Mundial no Marrocos.

Nos Estados Unidos, as atenções ficam no índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) de setembro e na ata da mais recente reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), além de discursos de três dirigentes da instituição.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os futuros de Nova York sinalizam um início de pregão de ganhos moderados no mercado à vista, enquanto investidores aguardam pelo PPI dos EUA, ata do Fed e discursos de dirigentes do BC americano.

A presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, afirmou nesta terça-feira (10) que ainda há mais trabalho a fazer em relação à política monetária americana, visto que a inflação ainda está alta, mas reconheceu que está desacelerando e que o aumento nos juros está funcionando.

Na Europa, as principais bolsas operam perto da estabilidade. Mais cedo foi revelado que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha desacelerou para 4,5% em setembro, ante 6,1% em agosto, em linha com o esperado.

A guerra no Oriente Médio segue no radar. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deixou claro que será necessária uma campanha militar prolongada contra o grupo terrorista Hamas.

No Brasil

O sinal positivo da maioria das bolsas no exterior pode beneficiar o Ibovespa, embora o apetite possa ser moderado em véspera de feriado nacional. O recuo dos rendimentos dos Treasuries e do dólar ante maioria das moedas emergentes pode ajudar a curva de juros aqui.

Publicidade

As taxas curtas também reagem ao IPCA, que deve acelerar a 0,32%, de 0,23% em agosto, segundo o Projeções Broadcast, diante do recuo menos intenso de alimentos e da alta da gasolina.

O resultado, porém, não deve alterar as apostas de corte de 50 pontos-base da Selic nas duas últimas reuniões do Copom deste ano, mas pode mudar o orçamento total do ciclo de afrouxamento monetário. A média dos cinco núcleos deve arrefecer.

Campos Neto disse que o processo desinflacionário tem dois estágios. Um mais fácil, relacionado a itens com preços mais voláteis como energia e alimentos, e o segundo mais difícil, com “um mercado de trabalho resiliente, crescimento, o núcleo de inflação está resistente em vários lugares”.

Agenda

A agenda desta quarta-feira traz a divulgação do IPCA de setembro (9h). Devido ao feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida na quinta-feira (12), o Tesouro antecipou o leilão de prefixados (11h).

No exterior, o ministro da Fazenda e o presidente do BC têm compromissos fechados às margens das Reuniões Anuais do FMI e do Banco Mundial.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
Esqueça a picanha! Este é o corte econômico que está roubando a cena nos churrascos brasileiros
Vinhos: confira 5 espumantes “no precinho” para comemorar o ano-novo
>