O que este conteúdo fez por você?
- Por enquanto, a expectativa majoritária é de novo aperto de 25 pontos-base nos juros em maio, nos EUA.
- O IPCA de março abaixo do esperado nesta terça-feira levou a curva de juros a apontar corte da Selic na reunião do Copom em junho.
Os mercados devem ser guiados durante a manhã desta quarta-feira (12) pela reação externa a dados de inflação dos Estados Unidos medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI), após o rali dos ativos brasileiros ocorrido ontem. Os investidores apostam em uma desaceleração da inflação norte-americana, mas que pode ter se mantido firme ainda diante do robusto quadro do mercado de trabalho do país e pressões no setor de serviço.
Leia também
Por enquanto, a expectativa majoritária é de novo aperto de 25 pontos-base nos juros em maio, mas comentários de vários dirigentes de bancos centrais devem também nortear os mercados bem como a ata do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), à tarde. Assim, as bolsas internacionais sobem em manhã de leve apetite por ativos de risco e de ganho discreto do petróleo. O índice DXY do dólar ante seis moedas rivais recua e os juros dos Treasuries exibem viés de alta.
No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março abaixo do esperado – divulgado ontem – levou a curva de juros a apontar corte da Selic na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em junho, enquanto a bolsa disparou 4% e o dólar caiu a R$ 5,00.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ainda hoje, serão divulgados dados de varejo no País relativos a janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa é de que interrompam a sequência de quedas consecutivas nesta leitura, mas o quadro à frente é de resultados mais fracos devido a desaceleração da atividade econômica.
Agenda
A agenda desta quarta-feira (12) traz a inflação ao consumidor dos Estados Unidos medida pelo CPI (09h30). Destaque ainda para a ata da mais recente reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto do Federal Reserve (15h).
Em Washington, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa da reunião de ministros das Finanças e de presidentes de Bancos Centrais do G20 (19h30).
No Brasil, saem os dados de varejo de janeiro (09h)