A poucos dias das decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, e do Comitê de Política Monetária (Copom), as atenções se voltam para os indicadores econômicos, especificamente para o índice de preços ao consumidor dos EUA medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Pessoal (PCE) e o IPCA-15 de janeiro.
Leia também
Na próxima semana, destaca-se também o relatório de emprego dos EUA, conhecido como “payroll”, referente a janeiro. Enquanto isso, no Brasil, as expectativas estão centradas na reunião do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), onde a MP da reoneração, tema de conflito entre o Congresso e o Planalto, deve ser discutida antes do retorno do recesso parlamentar em 5 de fevereiro.
No Brasil
O desempenho do Ibovespa tende a refletir a prudência observada no mercado futuro em Wall Street, especialmente diante da contínua queda nos preços do petróleo e do minério de ferro, ocorrida antes do anúncio do PCE dos Estados Unidos. No pré-mercado em Nova York, o principal fundo de índice brasileiro, o EWZ (Exchange Traded Fund), registrava uma queda de 0,33% às 7h15.
Os American Depositary Receipts (ADRs) da Petrobrás (PETR3;PETR4) apresentavam uma diminuição de 0,81%, enquanto os da Vale (VALE3) eram negociados de maneira estável. Os movimentos dos juros futuros devem estar atentos IPCA-15, embora o destaque do dia seja atribuído à precificação de mais um possível corte de 50 pontos-base da taxa Selic na próxima quarta-feira (31), visando alcançar 11,25% ao ano.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As projeções indicam que o índice brasileiro deve acelerar para 0,47% em janeiro, conforme a mediana das estimativas do Projeções Broadcast, em comparação com os 0,40% registrados em dezembro. Este aumento é impulsionado, principalmente, pela inflação de alimentos.
No acumulado de 12 meses, espera-se uma elevação de 4,63%, em comparação com os 4,72% registrados no encerramento de 2023. Quanto à média dos núcleos, a expectativa é de uma elevação de 0,29% para 0,38%. Vale destacar que a redução nos rendimentos dos Treasuries (títulos de dívidas emitidos pelo Tesouro dos Estados Unidos) de longo prazo pode contribuir para um alívio na curva antes da divulgação do PCE.
AGENDA
Nesta sexta-feira, a agenda inclui a divulgação do IPCA-15 de janeiro às 9h00, enquanto nos Estados Unidos Adicionalmente, estão programadas as vendas pendentes de imóveis nos EUA às 12h00, seguidas pelo discurso da secretária do Tesouro, Janet Yellen, às 14h30.
Antes da abertura do mercado, os resultados financeiros da American Express e do First Citizens Bank serão divulgados. Na China, destaca-se a divulgação do lucro industrial, prevista para ocorrer às 22h30.