Publicidade

Mercado

Mercado hoje: dividendos de elétricas, novos capítulos da privatização da Sabesp (SBSP3), suspensão de debêntures da Light (LIGT3) e mineradoras da Vale (VALE3) são os destaques

Energisa, Light, Suzano e Klabin integram o noticiário. Saiba tudo sobre o mercado nesta sexta-feira

Mercado hoje: dividendos de elétricas, novos capítulos da privatização da Sabesp (SBSP3), suspensão de debêntures da Light (LIGT3) e mineradoras da Vale (VALE3) são os destaques
Ibovespa, o principal índice da B3. (Fotoa: Adobe Stock)

agenda econômica desta sexta-feira (21) inclui os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e da Europa e a sondagem da indústria da construção no Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja para Piauí e Maranhão para participar de eventos e anunciar obras.

Vale (VALE3)

A Vale Metais Básicos, subsidiária da mineradora Vale, está perto de chegar a um acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará para a reabertura das minas de Onça Puma, de níquel, e Sossego, de cobre, conforme nota enviada ao Broadcast. As licenças de operação foram suspensas pela Semas devido a condicionantes ambientais e sociais.

Depois de participar do webinar de Revisão de Ativos da Vale na quinta-feira (20), a XP reiterou recomendação de compra para a mineradora, enquanto espera que o valor de Metais Básicos seja desbloqueado assim que o desempenho operacional melhorar.

Sabesp (SBSP3)

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que, em reunião realizada na última quinta-feira, o Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização (CDPED), em conjunto com o Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) deliberou os termos e condições adicionais aplicáveis à seleção do Investidor de Referência, no âmbito da aprovação da oferta pública de distribuição de ações de emissão da Sabesp e de titularidade do Estado.

O governo paulista definiu que a permissão para que investidor de referência que apresentar melhor book (preço e quantidade de ações) tenha o chamado “right to match” (direto de equiparar). O modelo pode “maximizar” o valor que o Estado pode receber com a privatização, além de ajudar a escolher o melhor investidor para ser sócio da companhia de saneamento.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo o Broadcast apurou, a expectativa é que, nesta sexta-feira, a oferta pública de ações seja lançada oficialmente, com a publicação do prospecto.

Distribuidoras de energia

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o decreto sobre renovação das concessões das distribuidoras de energia elétrica, desde que as empresas atendam metas de qualidade dos serviços. O decreto estabelece, por exemplo, que os dividendos devem ser limitados quando a empresa não comprovar saúde financeira ou descumprir critérios de qualidade do serviço.

Energisa (ENGI11)

O consumo consolidado de energia elétrica da Energisa, considerando o mercado cativo e livre, foi de 3.593,3 gigawatts-hora (GWh) em maio de 2024, aumento de 12,4% em relação ao mesmo mês de 2023. A classe de consumo residencial registrou o maior avanço (18,0) e cresceu em todas as áreas de concessão.

Light (LIGT3)

A Light informou que, visando assegurar a operacionalização e a implementação das medidas de reestruturação previstas em seu plano de recuperação judicial, as debêntures (títulos de dívida usados para projetos específicos da empresa) Sesa e demais títulos lastreados em debêntures Sesa, inclusive certificados de recebíveis imobiliários, estão vedados para negociações e quaisquer operações até o fechamento da reestruturação do plano homologado na última terça-feira. Veja detalhes nesta matéria.

CSN (CSNA3)

A CFL Ana, controlada pela CFL Participações, reduziu sua participação na CSN para 132.524.251 ações ordinárias, representando aproximadamente 9,99% do capital social e votante da companhia.

Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11) e Irani (RANI3)

A XP projeta que a celulose terá um melhor desempenho relativo no segundo trimestre de 2024, implicando em melhores desempenhos de receita: para Suzano, a alta da receita deve ser de 17% na comparação com o primeiro trimestre; para Klabin, +11% ante base trimestral; e para Irani, +8% trimestre contra trimestre.