Mercado

Mercado hoje: balanço da Vale (VALE3) e declaração do diretor de Política Monetária sobre meta de ‘déficit zero’ estão no radar de hoje; confira a agenda

Além disso, os investidores estão reagindo à reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite anterior com representantes de 12 partidos e cinco ministros, na tentativa de melhorar a relação com a Câmara e garantir a aprovação de projetos.

Mercado hoje: balanço da Vale (VALE3) e declaração do diretor de Política Monetária sobre meta de ‘déficit zero’ estão no radar de hoje; confira a agenda
(Foto: Fabio Motta/Estadão)

O foco desta sexta-feira (23) está em Diogo Guillen, diretor de Política Econômica do Banco Central, e Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária. Galípolo declarou na última quinta-feira (22) que o mercado poderá reagir positivamente caso a meta de zerar o déficit nas contas primárias permaneça inalterada ou sofra menos alterações do que o esperado.

Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma agenda no Rio de Janeiro, incluindo a inauguração do BRT Transbrasil e o lançamento de um programa de patrocínios culturais da Petrobrás (PETR3;PETR4). No cenário internacional, Isabel Schnabel, do Banco Central Europeu (BCE), participa de eventos na Itália, e Christine Lagarde, presidente do BCE, está em uma reunião do Eurogrupo em Bruxelas.

Os ativos domésticos podem ser marginalizados devido à agenda esvaziada tanto aqui quanto no exterior, e ao viés negativo dos futuros de NY. O EWZ, principal fundo de índice de ações do Brasil negociado em Nova York, registrou um leve aumento de 0,03% no pré-mercado por volta das 7 horas. Prevê-se que o Ibovespa, por outro lado, encontre direção com base nos resultados corporativos, especialmente os da Vale (VALE3).

Os ADRs da mineradora aumentaram 0,52% recentemente em Nova York. Guillen fará declarações pela manhã, o que pode influenciar as transações, principalmente os juros, que podem ser afetados pela alta dos rendimentos dos Treasuries (títulos de dívidas emitidos pelo governo norte-americano).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, os investidores estão reagindo à reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite anterior com representantes de 12 partidos e cinco ministros, na tentativa de melhorar a relação com a Câmara e garantir a aprovação de projetos. “Ele afirmou que haverá uma maior proximidade, mais diálogo, será algo como uma rotina”, disse Gervásio Maia, líder do PSB na Câmara. Segundo ele, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), considerou importante ampliar o diálogo com o governo.

Agenda desta sexta-feira

A agenda está marcada por palestras de diretores do Banco Central. Diogo Guillen, responsável pela Política Econômica, falará às 9 horas, seguido por Gabriel Galípolo, encarregado da Política Monetária, às 19 horas, em eventos programados. No cenário internacional, Isabel Schnabel, membro do Banco Central Europeu (BCE), participará de eventos na Itália às 10h00, enquanto a presidente do BCE, Christine Lagarde, estará presente em uma reunião do Eurogrupo em Bruxelas.