Os índices das bolsas norte-americanas operavam também com viés positivo nesta manhã reagindo a melhora dos indicadores econômicos, mas o apetite para os negócios é limitado após relatos de que a China teria suspendido as importações de alguns produtos agrícolas dos EUA, incluindo soja, em meio às tensões entre os dois países.
O Brasil reflete essa melhora no exterior e tenta se manter acima dos 88 mil pontos, ainda que os investidores sigam monitorando o ambiente político. Além disso, segue no radar do mercado, a retomada gradual das atividades em algumas cidades brasileiras e a avaliação das estatísticas da covid-19 no país. O dólar avança, negociando ao redor de R$ 5,38, após alivio mais cedo, quando os investidores ponderaram que a suspensão da importação de soja pela China poderia beneficiar as exportações brasileiras, ajudando no fluxo cambial.
A divisa iniciou o mês de junho volátil, refletindo também, de outro lado, algum desconforto com a previsão de novo corte de 0,75 ponto percentual da taxa Selic esse mês, entre outros fatores. As 13 horas o Ibovespa registrava alta de 1,4% aos, 88.640 pontos, tendo como destaques positivos as ações das companhias aéreas e de varejo, com destaque para e-commerce. Entre as baixas figuravam CCR e algumas empresas do segmento de distribuição de energia elétrica.