Relatos de que a China aliviará medidas da política de Covid-zero estimulam as ações do Ibovespa ligadas ao minério de ferro, que fechou com valorização de 2,45% em Dalian. Os preços do petróleo também avançam e trazem alívio às ações da Petrobras (PETR3, PETR4).
Leia também
Nesse ambiente de recuperação das commodities, o Ibovespa seguia em alta de 0,64%, aos 116.776 pontos, às 14h30. Porém, a cautela antes do feriado de Finados amanhã, quando os mercados ficarão fechados, e a fraqueza das bolsas norte-americanas limitam o fôlego do principal índice da bolsa brasileira.
Os investidores monitoram ainda as notícias sobre transição do governo eleito. Em termos de agenda econômica, hoje foi divulgada a ata do Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central (BC) e a produção industrial, que veio em linha com as estimativas, mas não chegaram a fazer preço. No mercado de câmbio, o dólar frente ao real tinha queda de 1,37% cotado aos R$ 5,1090 também às 14h30.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No exterior, as bolsas na Europa fecharam em alta em meio à divulgação de balanços corporativos positivos e dados da indústria do Reino Unido melhores do que o esperado. Especulações de que a China irá aliviar as políticas para a Covid-19 no ano que vem também deram impulso aos mercados acionários.
Nos Estados Unidos, uma rodada de dados mistos da economia não mudou a perspectiva majoritária de que o BC norte-americano eleve sua taxa básica de juros em 75 pontos-base na reunião de amanhã. Para o encontro de dezembro, seguem as discussões sobre se o BC dos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed) reduzirá mesmo o ritmo.
Nesse ambiente os juros dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) de curto prazo sobem e as bolsas de Nova York caem, enquanto o dólar opera perto da estabilidade.
Publicidade