Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa opera próximo da estabilidade sem as bolsas de NY

Bolsas da Europa fecharam a sessão em queda após declarações da presidente banco central do bloco; NY não tem sessão hoje

Painel da B3. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

O Ibovespa se ajusta em leve alta, buscando defender os 118 mil pontos com apoio da China, em dia de liquidez reduzida por conta de feriado nos Estados Unidos.

Na Europa, as bolsas fecharam a sessão em queda na falta de impulso das bolsas de Nova York e após a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reforçar a importância de retornar a inflação da zona do euro à meta de 2% no médio prazo.

Além disso, medidas da China para relaxar restrições de compras de casas e apoiar o setor imobiliário, acompanhadas por salto nas ações da Country Garden, ajudaram a impulsionar ganhos nos índices acionários da Ásia e sustentaram os preços do minério de ferro acima dos US$ 118 por tonelada.

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda entre as commodities, o petróleo Brent operava em leve alta no início da tarde, sob expectativa de novas medidas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) para apoiar o mercado.

No Brasil, o leve apetite por risco é induzido pela expectativa de estímulos da China, enquanto internamente o mercado leva em conta a melhora das estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) após leitura positiva do resultado do segundo trimestre, divulgado na última sexta-feira (1º). No entanto, o ajuste positivo é limitado pela desconfiança em relação ao cumprimento da meta fiscal zero em 2024.

Próximo às 14h10, o principal índice da B3 subia 0,20% aos 118.125 pontos, com recuo do dólar frente ao real de 0,57%, cotado a R$ 4,91. Nos juros, na falta de direcionadores, o movimento é de leve alta em todos os principais vértices da curva a termo.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.