O que este conteúdo fez por você?
- Preocupações ligadas à covid-19 derrubam os mercados financeiros, com o risco Brasil potencializado pela imprevisibilidade quanto à data de início da vacinação no País
As preocupações com o avanço da Covid-19 em diversas regiões do globo abrem espaço para uma correção nos preços, e as bolsas da Europa e os índices acionários de Nova York recuam. Apesar do processo de vacinação avançar em vários países, o temor é que a piora da contaminação leve a novas medidas de restrição, afetando a retomada econômica neste início de ano. Além desse quadro, os ruídos políticos nos EUA também servem com gatilho para a venda de ações.
Preocupações ligadas à covid-19 derrubam os mercados financeiros, com o risco Brasil potencializado pela imprevisibilidade quanto à data de início da vacinação no País. O dólar bateu R$ 5,51 e o Ibovespa, após renovar máxima histórica de fechamento, na última sexta-feira, tem sessão de realização de lucros, em sintonia também com o exterior, onde o índice VIX, de volatilidade, voltou a saltar (10%).
No Brasil, embora a demora na imunização já estivesse em boa medida sendo precificada, a baixa das ações de shoppings e varejo atesta desconforto com a volta do fechamento de serviços não essenciais em Belo Horizonte. A possibilidade do espalhamento de restrições para outras cidades, e seus possíveis efeitos negativos na recuperação econômica, está no radar.
Entre os destaques positivos, situam-se as ações da GNDI e Hapvida, refletindo os possíveis impactos de uma fusão entre as duas empresas.
Leia também