Mercado

Mercado Intraday: Dólar cai e IBOV opera estável em dia de Selic

Entre os destaques de queda figuram as ações de empresas que se beneficiam de dólar apreciado

Mercado Intraday: Dólar cai e IBOV opera estável em dia de Selic
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
  • Dólar registra queda consistente ante o real, acompanhando o enfraquecimento da divisa americana no exterior. Na mínima do dia chegou a bater R$ 5,22
  • O Ibovespa chegou a perder a marca dos 100 mil pontos, mas se recuperou e próximo às 13h30 negociava aos 100.340 pontos, estável ante a sessão anterior
  • No âmbito político, após os ruídos ontem envolvendo o debate do Renda Brasil, a equipe econômica pretende a partir de agora centrar esforços numa desoneração ampla da folha de salários

Em dia de expectativa com as decisões de política monetária do Banco Central do Brasil e do Federal Reserve, o dólar registra queda consistente ante o real, acompanhando o enfraquecimento da divisa americana no exterior. Na mínima do dia chegou a bater R$ 5,22.

A manutenção da Selic em 2% e dos Fed funds na faixa de 0%-0,25% é amplamente esperada. Aqui no Brasil, o BC poderá trazer um tom mais conservador, sinalizando Selic estável por um bom tempo em meio aos riscos fiscais, sinais de retomada da economia e de aumento da inflação.

Já o Fed poderá dar detalhes da sua recém adotada meta de inflação média e novas projeções econômicas para os EUA, que vêm se recuperando de forma mais rápida do que se esperava do choque do coronavírus. Para os mercados, no exterior, o fôlego é moderado nas bolsas europeias e dos EUA no início da tarde, antes do Fed e após a melhora nas projeções econômicas da OCDE, que reduziu a previsão de queda do PIB global de -6% para -4,5%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Ibovespa chegou a perder a marca dos 100 mil pontos, mas se recuperou e próximo às 13h30 negociava aos 100.340 pontos, estável ante a sessão anterior, em dia que terá ainda o vencimento de opções sobre o índice.

No âmbito político, após os ruídos ontem envolvendo o debate do Renda Brasil, a equipe econômica pretende a partir de agora centrar esforços numa desoneração ampla da folha de salários. Entre os destaques de queda figuram as ações de empresas que se beneficiam de dólar apreciado como a Suzano, Siderúrgicas e Empresas de Proteína Animal.

Já entre os destaques positivos temos as empresas do setor aéreo e de shoppings. No mercado de petróleo, os contratos seguem em alta, refletindo a queda nos estoques americanos e com o furacão Sally no radar.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos