Publicidade

Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa se descola do mau humor global e opera em alta

Mercado Intraday: Ibovespa se descola do mau humor global e opera em alta
Foto: Envato

Os fracos dados econômicos chineses (Produção Industrial e Vendas no Varejo), conhecidos durante a madrugada, impediram que os investidores globais adotassem uma visão mais construtivas sobre os ativos de risco na primeira parte do pregão desta segunda-feira, especialmente considerando ainda as preocupações sobre a inflação – a zona do euro ainda divulgará seus indicadores de preços nos próximos dias, mas a União Europeia cortou drasticamente hoje a previsão para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da região neste ano, passando de 4% para 2,7%, ao mesmo tempo em que elevou a estimativa para a inflação, de 3,5% para 6,5%.

Já nos Estados Unidos, onde os principais índices acionários vêm de uma sequência de seis semanas consecutivas de desvalorização, o Fed de Nova York divulgou o índice Empire State, que mede a atividade industrial na região, mostrando queda de 24,6 em abril para -11,6 em maio, enquanto o presidente regional, John Williams, defendeu um aperto monetário mais intenso para combater a escalada dos preços.

Em meio a este cenário, os principais mercados da Europa encerram a primeira sessão da semana em queda, enquanto os índices acionários da Nova York buscavam algum reação no início da tarde, embora ainda estivessem no terreno negativo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Aqui no Brasil, por sua vez, a valorização das principais commodities (em especial petróleo e minério de ferro) faz com que às 13h40 o Ibovespa se descole do mau humor global, operando em alta de 1,42%, aos 108.448 pontos. O término da temporada de resultados referentes ao 1T22 se aproxima, provocando reações dos investidores aos números e uma onda de revisões de estimativas entre os analistas e gestores de recursos, trazendo maior volatilidade aos negócios.

Empresas ligadas à tecnologia, como Inter (BIDI11) e Méliuz (CASH3), além das ações ligadas à commodities, como Eneva (ENVE3) e CSN (CSNA3), lideravam os ganhos na primeira parte do dia. Na direção oposta, as ações de frigoríficos, em especial Minerva (BEEF3) e JBS (JBSS3) encabeçavam as perdas dentro do Ibovespa.

Web Stories

Ver tudo
<
>