Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa recua mais de 1%, perto de 114 mil pontos

Mercado Intraday: Ibovespa recua mais de 1%, perto de 114 mil pontos
Quando acontece um circuit breaker, bolsa alerta para momentos de grande estresse no mercado. (Rahel Patrasso/Reuters)

As bolsas da Europa apresentaram recuperação nesta quinta-feira, reagindo aos dados mais fortes de exportação na zona do euro, que voltaram a registrar alta após seis meses de queda. Nos EUA, os índices acionários negociam em queda após a divulgação dos dados do varejo e os pedidos semanais de auxílio desemprego. Nas bolsas, mais especificamente, há reflexos ainda da queda de 8% do preço do minério de ferro, além de medidas regulatórias na China e problemas da gigante do setor imobiliário Evergrande.

Já o dólar acompanha o movimento de alta global após inesperado avanço das vendas no varejo dos Estados Unidos em agosto. O resultado, em tese, pode diminuir as preocupações com desaceleração da retomada americana e apoiar a expectativa de retirada de estímulos da economia. Mas os pedidos de auxílio-desemprego acima do esperado fazem o contraponto, sustentando a cautela entre investidores.

A indefinição quanto ao pagamento dos precatórios no País e a aversão ao risco no exterior penalizam a Bovespa, câmbio e juros futuros no Brasil. Este tema tem levado a postura mais cautelosa entre os investidores e elevado a preocupação com a trajetória fiscal. O texto pode ser votado hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O Ibovespa recuava às 13h30 horas mais de 1%, ao redor dos 114 mil pontos. As ações do setor financeiro e de commodities pressionavam o Índice. Nos juros futuros, as taxas operam perto da estabilidade, após terem subido mais cedo em função de leilão de títulos do Tesouro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos