Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa opera no positivo apoiado por Petrobras

Mercado Intraday: Ibovespa opera no positivo apoiado por Petrobras
Ibovespa 19/10/2021 REUTERS/Amanda Perobelli

A quarta-feira foi de queda para as bolsas europeias dada a cautela dos investidores à espera pela divulgação da Ata da última reunião de política monetária do Fed, mas também em reflexo a segunda leitura do PIB do 2º trimestre na zona do euro, que veio abaixo do esperado, bem como a inflação ao consumidor do Reino Unido, no mês de julho, que atingiu o maior nível em 40 anos, aumentando as preocupações na região.

Nos EUA, a expectativa é de que o Fed dê novos sinais quanto a condução da política monetária, após os movimentos mais agressivos adotados nas reuniões anteriores. As projeções atuais apontam para um aumento de 0,5 p.p. na próxima reunião em setembro, e o documento que será divulgado às 15hs pode reforçar está visão. Neste contexto, as bolsas de NY também apresentavam desempenho negativo ao longo da manhã e no início da tarde.

No Brasil, apesar do viés negativo do exterior, no início da tarde o Ibovespa operava levemente no positivo, apoiado na alta das ações da Petrobras em dia de alta do petróleo e de uma demanda surpreendente para as ações, mesmo após as ações ficarem ex-dividendos na última semana. Na agenda econômica, pela manhã o IGP-10 mostrou deflação de 0,69% em agosto, levando o acumulado de 12 meses abaixo de dois dígitos pela primeira vez desde julho de 2020.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Apesar da leitura positiva de uma inflação desacelerando, nomes como Via e Méliuz se destacavam entre as quedas, em um movimento de realização após as altas recentes. Assim, próximo às 13h55, o Ibovespa subia 0,10% cotado aos 113.625, enquanto no câmbio o dólar acompanhava o movimento de fortalecimento da moeda norte-americana frente a pares, voltando a negociar a R$ 5,17, com alta de 0,64%. No mercado de juros, a curva se ajustava para cima em todos os vértices, pressionado pelo comportamento das Treasuries e do petróleo.