Mercado

Mercado Intraday: ativos brasileiros destoam do pessimismo externo

Mercado Intraday: ativos brasileiros destoam do pessimismo externo
Foto: Envato

Após a forte queda de ontem, o Ibovespa subia 0,56%, aos 106.843 pontos, às 14h da tarde desta quinta-feira, contrariando a tendência externa – onde a maior aversão ao risco ainda dá o tom aos negócios.

Sem grandes novidades, os contínuos receios em torno da escala global de preços e as dúvidas do efeito disso sobre o ciclo de aperto monetário nas maiores economias do mundo, em especial nos Estados Unidos, continuam sendo o motivo das quedas nos principais mercados internacionais. Hoje, por exemplo, os investidores observaram com maior cautela os sinais dados pelo Banco Central Europeu (BCE) em sua ata referente à última decisão de política monetária.

No documento, o Banco Central Europeu (BCE) defendeu uma postura “gradual e cautelosa” no processo de normalização da política monetária, argumentando que o programa de compras de ativos deve terminar no início do terceiro trimestre e que “um primeiro aumento das taxas de juros pode ocorrer algum tempo depois”. Em meio a este cenário, a maioria das bolsas europeias fechou em queda, enquanto os índices de Nova York operavam no negativo, embora com o claro sinal de recuperação em relação às mínimas do dia. Entre as commodities, o petróleo opera em alta neste momento, impulsionando as ações de empresas ligadas ao setor.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por aqui, essa aversão ao risco não chegou a ter impacto aparente sobre as negociações na primeira parte do dia, já que o sinal verde do Tribunal de Contas da União (TCU) em relação ao avanço no processo de capitalização da Eletrobras estimulou o desempenho das ações de estatais, assim como o avanço das principais commodities e o enfraquecimento global do dólar.