Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa repercute preocupações com vacina e riscos fiscais

Mercado Intraday: Ibovespa repercute preocupações com vacina e riscos fiscais
Investidor olha para ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Foto: Werther Santana/Estadão)
  • Os investidores mantém o otimismo com o início do governo Biden-Harris nos Estados Unidos

No mercado externo as bolsas internacionais e o petróleo operam em alta e o dólar deprecia frente à maioria das moedas. Os investidores mantém o otimismo com o início do governo Biden-Harris nos Estados Unidos. Embora os esperados estímulos fiscais dependam ainda de aprovação no legislativo, com o partido governista em maioria no Congresso, a expectativa é grande por estímulos adicionais.

Os índices acionários dos EUA também repercutem resultados corporativos. Na Europa, as principais bolsas tiveram pregão de ganhos, em que pese o foco nas companhas de imunização e preocupações com a evolução da pandemia ao redor do mundo. A Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia, informou que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro teve alta de 0,3% em dezembro ante novembro, em linha com a previsão de analistas.

No Brasil, o dólar recuava no início da tarde ante o real, com mínima a R$ 5,28, alinhado ao comportamento da moeda ante outras emergentes e ligadas a commodities no exterior – refletindo o apetite a risco. O Ibovespa tem um pregão volátil. A bolsa brasileira sofre alguma pressão com os persistentes riscos no cenário doméstico, principalmente de interrupção do processo de vacinação e de deterioração fiscal.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As questões fiscal e da vacina também tem impacto nos negócios com juros futuros, porém, os investidores mostram cautela, na expectativa do comunicado do Copom, hoje, justificando a provável manutenção da Selic em 2% ano. Próximo as 14 horas o Ibovespa recuava 0,8%, negociando aos 119.700 pontos. As ações ligadas a commodities caem , assim como Embraer e Cemig. Em contrapartida e mesmo diante de dúvidas sobre o processo de vacinação, ações de varejistas subiam, com destaque para B2W, Magazine Luiza, Lojas Americanas e Via Varejo.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos