O que este conteúdo fez por você?
- No Brasil, o Ibovespa opera em queda, penalizado pelas commodities metálicas. Em termos de agenda, o destaque desta sexta-feira foi o relatório bimestral do Orçamento. Há ainda preocupação com o cenário político, que envolve andamento de reformas
- A volatilidade tem caracterizado o desempenho das bolsas globais nesta sexta feira. Na Europa, o sinal foi majoritariamente positivo bem como nos EUA, onde apenas o Nasdaq apresentava queda no início da tarde
A volatilidade tem caracterizado o desempenho das bolsas globais nesta sexta feira. Na Europa, o sinal foi majoritariamente positivo bem como nos EUA, onde apenas o Nasdaq apresentava queda no início da tarde. Os investidores reagem aos dados prévios de PMIs na Europa que vieram acima do esperado e indicam que o processo de recuperação econômica segue consistente. O destaque positivo foi o PMI Composto do Reino Unido que subiu ao nível recorde em maio. Os investidores globais aguardam hoje os discursos de vários dirigentes do FED, e repercutem a leitura do PMI americano.
O recorde de alta de indicadores de atividade dos Estados Unidos (índices dos gerentes de compras, PMI) resgata preocupações com superaquecimento da economia, inflação e, principalmente, o início de um processo de redução de estímulos pelo Federal Reserve. Tanto o dado da indústria quanto o de serviços e, consequentemente, o composto bateram níveis inéditos em maio, com o de serviços acima de 70 pontos (70,1). Neste contexto, os juros dos Treasuries voltaram a ganhar força, assim como o dólar, enquanto os índices de ações em Nova York desaceleram. Entre as commodities, o minério recuou pelo 3º pregão consecutivo, enquanto o petróleo mostrava reação.
No Brasil, o Ibovespa opera em queda, penalizado pelas commodities metálicas. Em termos de agenda, o destaque desta sexta-feira foi o relatório bimestral do Orçamento. Há ainda preocupação com o cenário político, que envolve andamento de reformas, privatização da Eletrobras e desdobramentos da CPI da Covid. A moeda americana apresenta alta firme ante o real. Na máxima, foi a R$ 5,32. Os juros futuros, por sua vez rondam a estabilidade.
Já o Ibovespa também tem algum impacto referente aos ajustes ligados ao novo modelo de exercício de opções na B3. Próximo às 13h, registrava queda de 0,6%, próximo aos 121.900 pontos. Entre as ações, BRF, Azul e PetroRio eram os destaques positivos, enquanto, entre as maiores quedas figuravam Cyrela, Yduqs e MRV.