Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa acompanha exterior e reduz perdas

Mercado Intraday: Ibovespa acompanha exterior e reduz perdas
Foto: REUTERS/ Amanda Perobelli

Após as recuperações recentes, a quarta-feira (22) foi de queda para os principais índices acionários europeus. A aversão ao risco permaneceu desde a manhã e continuou após a divulgação da prévia do índice de confiança do consumidor, na zona do euro, no mês de junho, que frustrou as expectativas e veio pior do que o estimado. Apesar disso, os mercados reduziram a magnitude das quedas após o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, que discursou em audiência no comitê do Senado norte-americano. Powell, reforçou o comprometimento em conter a inflação de maneira rápida.

Quando questionado quanto à forte alta nos preços da gasolina, diante do atual quadro inflacionário nos EUA, a autoridade monetária disse que “não há nada que podemos fazer”, destacando que o comportamento de preço da commodity é definido de maneira global, dado as condições de produção definidas pela OPEP+ com base na relação de oferta e demanda global. E falando de commodities, o dia foi de queda forte para a cotação do minério de ferro, encerrando com queda superior a 5%, retomando a níveis abaixo de US$ 110/tonelada.

Quanto ao petróleo, a expectativa de que o presidente norte-americano, Joe Biden, peça ao Congresso uma suspensão de impostos federais para a gasolina e diesel por três meses, penalizava a cotação da commodity que recuava mais de 4% no fim da manhã. Neste contexto, as bolsas de NY abriram a sessão do dia em queda, mas viraram para o positivo após as falas de Powell, dando continuidade ao movimento de recuperação visto na véspera.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No cenário doméstico, com ausência de agenda econômica relevante, os mercados acompanhavam os movimentos externos, com o índice Ibovespa abrindo em queda, mas também virando para o terreno positivo, embora oscilando próximo à estabilidade. Por aqui, o peso da queda das commodities contribuía para o comportamento do índice. Assim, na Bolsa, entre as principais quedas, figuravam CSN, Gerdau, 3R Petroleum e PetroRio refletindo as quedas do minério de ferro e do petróleo. No lado positivo, destaque para a alta das ações da Petrobras, ignorando a queda da commodity e com alguma recuperação após a queda na sessão anterior, em meio ao ruído político sobre a política de preços de combustíveis atualmente adotada.

No câmbio, o dia mais uma vez é de recuperação de moedas frente ao dólar. Desta forma, o real se fortalecia, acompanhando o movimento do índice DXY, que mede uma cesta de moedas ante o dólar, que também negociava em baixa. Nesse contexto, próximo às 12h20 o Ibovespa tinha leve queda de 0,10%, cotado aos 99.593 pontos, enquanto que o dólar recuava 0,29%, cotado aos R$ 5,14.