Após falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o otimismo dos investidores de que a taxa Selic continuará caindo e poderá atingir um dígito no fim do ciclo foi renovado, estimulando o apetite a risco no mercado doméstico nesta quarta-feira. O bum humor apoia a performance das ações dos grandes bancos e do setor de consumo, enquanto Vale e Petrobras (PETR3; PETR4) – que operam hoje ex-dividendo – caem.
Às 13h50, o Ibovespa avançava 0,70% aos 126.5053 pontos, com recuo do dólar frente ao real de 0,16%, cotado a R$ 4,89. Além disso, a queda superior a 3% do petróleo Brent realimenta expectativas de redução nos preços dos combustíveis e apoia o novo alívio nos juros futuros.
No exterior, o índice de sentimento do consumidor dos Estados Unidos, elaborado pela Universidade de Michigan, recuou para 61,3 em novembro, de 63,8 em outubro, enquanto as expectativas para a inflação em 12 meses subiram a 4,5% em novembro, de 4,2% em outubro. Os dados amplificaram as ponderações do mercado sobre o fim do ciclo de aperto monetário do Fed.
Nos mercados, os principais índices de Nova York operavam em alta no início da tarde, enquanto a maioria das bolsas da Europa encerraram o dia também no campo positivo.
Leia também
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos