Mercado

Mercado Intraday: Cautela no exterior e Brasil fragilizado pelas questões fiscais ditam o ritmo fraco da Bolsa

Mercado Intraday: Cautela no exterior e Brasil fragilizado pelas questões fiscais ditam o ritmo fraco da Bolsa
A Avenida Faria Lima, centro financeiro de São Paulo, vazia: imagem do mercado financeiro em tempos de pandemia. (Werther Santana/ Estadão Conteúdo)

No exterior, o clima é misto, com as bolsas europeias em alta após os índices de atividade na Europa trazerem alivio apesar de ainda mostrarem divergência da retomada dos setores, com destaque para fraqueza do segmento de serviços. Todavia, os indicadores positivos da economia, não foram suficientes para dissipar as preocupações com a segunda onda de covid-19. Em Nova York, os Índices acionários mostram instabilidade, com investidores ora realizando lucros, refletindo o desconforto com o avanço do coronavírus, ora tomando risco, enquanto o dólar ganha força diante da fraqueza do euro. O mercado acompanha também mais uma participação do presidente do Fed, Jerome Powell, em uma audiência no Congresso americano, na expectativa de que reforce a necessidade de estímulos fiscais para amparar a economia. Já o petróleo subia diante da queda dos estoques nos Estados Unidos.

No Brasil, o dólar dá sequência nesta quarta-feira à pressão vista nas últimas três sessões, negociado acima dos R$ 5,50. O real é penalizado mesmo num dia em que o IPCA-15 de setembro, de 0,45%, acima da mediana das estimativas (0,39%) reforçou a ideia de que não há mais espaço para a queda da Selic. No campo político, a proposta de emenda constitucional do pacto federativo foi mais uma vez adiada. A PEC trará as bases do novo programa social do governo que substituirá o Bolsa Família. O ministro da economia, Paulo Guedes, deverá apresentar, pelo menos internamente, a proposta para o financiamento do programa até sexta-feira.

Neste contexto, o Ibovespa em baixa de 0,5%, aos 96.800. Além do menor apetite pelo risco em Wall Street, a postura defensiva é estimulada pelos receios com o cenário fiscal, o desconforto em relação à suspensão de venda de refinarias da Petrobras e nova expansão do coronavírus na Europa. Entre as maiores altas destaque para as ações da Localiza. As companhias de locação de veículos Localiza e a Companhia de Locação das Américas – Unidas assinaram acordo de incorporação de ações, mediante a incorporação de ações da Unidas pela Localiza. A união junta empresa líder em aluguel de carro com líder de gestão. Entre as maiores quedas figuravam as empresas de proteína animal e Totvs.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos