Mercado

Mercado Intraday: Cautela persiste e ‘segura’ bolsas nesta quinta-feira

Mercado Intraday: Cautela persiste e ‘segura’ bolsas nesta quinta-feira
Sede da B3 em São Paulo. Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press

No exterior, após as fortes perdas das bolsas americanas e europeias e alta do dólar na sessão de ontem persistia hoje pela manhã um sentimento de cautela. Os principais índices acionários estão operando com sinais mistos nesta manhã de quinta-feira.

Como fatores negativos podemos destacar o avanço do coronavírus em alguns países, em especial nos EUA, projeções econômicas pessimistas do FMI e tensões comerciais entre americanos e europeus. Como positivo, o banco central europeu (BCE) anunciou pela manhã a criação de um instrumento de acordo de recompra para fornecer liquidez em euros a BCs fora da Zona do Euro em meio à crise do coronavírus.

Sendo assim, na Europa, as bolsas mostraram recuperação da abertura negativa após este anuncio. Já os índices das bolsas de NY mostram forte volatilidade e passaram para o terreno positivo com a melhora na Europa. Os mercados acionários no exterior também recebiam algum amparo do petróleo, que também busca recuperar perdas recentes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, o Ibovespa sobe amparado pelo ânimo dos investidores com a aprovação do novo marco legal do saneamento básico e a perspectiva de investimentos no País.

O pleito foi aprovado pelo Senado ontem à noite, por 65 votos a 13. O mercado digere também o Relatório Trimestral de Inflação e a divulgação do IPCA-15 de junho.

Nos juros futuros, há uma devolução de prêmios de risco no trecho longo da curva a termo, enquanto as taxas de curto prazo rondam a estabilidade, resultado de um IPCA-15 cheio acima da mediana das estimativas, mas benigno na abertura.

O RTI não trouxe novidades em relação à Ata do Copom e o Comunicado da última reunião, enquanto a projeção do PIB para 2020 (-6,4%) ficou bem semelhante a do Focus mais recente. Por volta das 13 horas, o Ibovespa tinha alta de 0,6%, negociando próximo aos 95 mil pontos.

Entre as maiores altas destaque para as ações da CCR, Ecorodovias e da Gol. Já no campo negativo, as ações das siderúrgicas e da Sabesp. O dólar também tem uma sessão volátil, negociando ao redor de R$ 5,35. Voltou a subir há pouco com novas ameaças dos EUA à China.

Publicidade