As bolsas da Europa e os índices acionários de Nova York operam em alta nesta sexta-feira, enquanto os rendimentos dos treasuries oscilavam próximos a estabilidade. O clima positivo reflete a divulgação do índice de sentimento econômico da zona do euro, que superou as expectativas, Investidores acompanharam uma série de indicadores macroeconômicos nos Estados Unidos para avaliar a evolução da recuperação da economia no país.
Leia também
O índice de preços de gastos com consumo (PCE) apontou para uma alta inflacionária em abril um pouco acima das projeções de analistas. O mercado no entanto, avalia que o dado não será suficiente para aumentar a preocupação do Federal Reserve quanto aos níveis de preços, e a percepção de manutenção da atual política de estímulos monetários nos EUA. Há expectativas também pelo plano orçamentário do presidente Joe Biden, previsto para ser anunciado ainda hoje. Entre as commodities, o petróleo sustentava alta no começo da tarde, com a expectativa de que a recuperação da economia americana impulsione a demanda pelo óleo no futuro.
O Ibovespa começou a tarde negociando próximo aos 125 mil pontos. O impulso é dado pelas ações da Petrobras. Também são destaques positivos Yduqs, Weg e Magazines Luiza. O setor bancário também figura entre as altas. Entre as quedas tínhamos as ações das companhias aéreas (Azul e Gol), além de Sabesp e as Units da Klabin. A alta da Bovespa é apoiada também pelos ganhos dos Índices norte-americanos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Após abertura em leve alta, devido à influência externa, o dólar oscilou ao redor da estabilidade e, depois, firmou-se em baixa ao longo do período, com a entrada de recursos externos e refletindo também as disputas técnicas na formação da taxa Ptax do fim de maio, na segunda-feira. O IGP-M alto e a emergência hídrica pesam nos juros futuros de curto prazo, com consequente baixa nos vencimentos longos.