Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa opera em queda de 2,10%

Mercado Intraday: Ibovespa opera em queda de 2,10%
Bolsa de Valores de São Paulo, a B3 Foto: Amanda Perobelli/ Reuters

O dia é de cautela nos mercados internacionais, com as bolsas da Europa fechando no campo negativo. Os receios a respeito da desaceleração do crescimento chinês, aliado a incertezas da formação de novo governo na Alemanha seguem no radar. Além disso, nos EUA, os juros dos treasuries atingiram máximas de três meses, com a expectativa de aperto monetário. O clima nos mercados ficou ainda mais estressado após a divulgação do dado de confiança do consumidor americano, que veio pior que as estimativas. Era esperado o índice em 114,9, segundo analistas, no entanto, o indicador chegou em setembro a 109,3.

Ainda nos EUA, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e o presidente do Fed, Jerome Powell, discursaram no Senado. Embora Powell tenha dito que há evolução das condições econômicas nos EUA, reforçou que ainda estão longe de atingir o máximo emprego. Já Yellen foi categórica ao pedir harmonia entre o Congresso e o governo Biden, visando a aprovação da elevação do teto fiscal. Assim, os índices das bolsas de NY operavam em queda.

No Brasil, após a divulgação da ata de reunião do Copom, o mercado começou a recalibrar as projeções para a taxa de juros. Na bolsa, a Petrobras seguia entre as principais altas, após a companhia anunciar reajuste no valor do diesel em suas refinarias após 85 dias. Próximo des 13h20, o Ibovespa operava em queda de -2,10%, cotado aos 111.240 pontos. Já o dólar subia +0,90% cotado a R$ 5,43/US$.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos