Mercado

Mercado Intraday: Pronunciamento de autoridades monetárias pressiona o mercado

Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

A quarta-feira é de cautela para os mercados internacionais. Na Europa, as bolsas encerraram a sessão em queda em meio a pronunciamentos de autoridades monetárias, mas também em resposta a indicadores pouco animadores.

Na Alemanha, a inflação ao consumidor desacelerou para 7,6% em junho, na leitura anual, mas ainda em nível elevado. Na zona do euro, o sentimento econômico caiu 104 pontos em junho. Entre os pronunciamentos do dia, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse ser improvável que a zona do euro retome ao cenário de inflação anterior à pandemia do covid-19, enquanto Andrew Bailey, chefe do Banco da Inglaterra (BoE), sinalizou que é possível um aumento de meio ponto porcentual na taxa bancária no Reino Unido, além de esperar mais inflação no país.

Já nos EUA, foi divulgado a terceira e última leitura do PIB do 1º trimestre, que apresentou contração ainda maior quando comparado a leitura anterior. O PIB norte-americano recuou 1,6% na taxa anualizada.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, também falou hoje, e manteve seu otimismo quanto um provável pouso suave da economia norte-americana, diante do ciclo de aperto monetário. Contudo, Powell, reforçou que o Fed deve manter uma postura mais agressiva, uma vez que não é possível assumir que as expectativas de inflação estão ancoradas.

Disse ainda, que é provável que “alguma dor”, do ponto de vista econômico, aconteça em resposta ao processo de elevação de juros, mas que seria mais grave fracassar em combater a inflação. Assim, nas bolsas, a pouco o índice S&P 500 e o Nasdaq operavam em queda, enquanto que o Dow Jones negociava levemente no positivo, muito próximo a estabilidade.

No Brasil, logo pela manhã foi conhecido o IGP-M de junho, que veio abaixo das expectativas, e recuou frente ao mês de maio, com uma alta de 0,52% ante 0,59% anteriormente.

Por aqui, a cautela também prevalece, com o comportamento externo pressionando o mercado local, mas também em meio aos receios de maior impacto fiscal com a possibilidade de ampliação dos gastos públicos com as medidas que poderão ser implementadas na PEC dos Combustíveis para aumentar o Auxílio Brasil e fornecer um voucher aos caminhoneiros. Neste contexto, próximo às 14h15, o Ibovespa cai 1,21% cotado aos 99.370 pontos. Já no câmbio, apesar do avanço do índice DXY, o dólar contra o real recuava cerca de 0,8% aos R$ 5,22/USD.