A sessão desta sexta-feira foi de recuperação para as bolsas da Europa, apesar da divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro, que atingiu 10% em setembro, ultrapassando o recorde anterior de 9,1% verificado em agosto. O resultado superou a expectativa, que apontava para um avanço a 9,7%, e aumenta as pressões para que o Banco Central Europeu (BCE) siga elevando juros de forma agressiva. Apesar de os índices acionários na Europa fecharem no campo positivo, o cenário continua delicado na região, com o acirramento das tensões geopolíticas, após o presidente da Rússia confirmar hoje a anexação de quatro regiões ucranianas.
Leia também
Nos Estados Unidos, as bolsas se mostraram voláteis nesta manhã, em meio a dados divergentes sobre a economia americana. Os mercados acionários em Nova York abriram em baixa, por conta da divulgação do PCE. Medida preferida do Fed, o índice de preços de gastos com consumo subiu 0,3% em agosto ante julho. Já o núcleo, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, subiu 0,6%, acima das projeções, que apontavam para 0,5%.
Porém, após a divulgação do índice de sentimento do consumidor nos Estados Unidos, elaborado pela Universidade de Michigan, as bolsas americanas se firmaram em alta. O índice subiu de 58,2 em agosto para 58,6 em setembro, porém, ficou bem abaixo da leitura preliminar deste mês e da projeção de analistas de 59,5 em ambos os casos. A pesquisa também mostrou que as expectativas para a inflação em 12 meses nos EUA recuaram de 4,8% em agosto para 4,7% em setembro. Já a expectativa de inflação para o horizonte de 5 anos diminuiu de 2,9% para 2,7% no mesmo intervalo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Aqui no Brasil, o Ibovespa pega carona na melhora externa e tem alta de 1,7% aos 109.498 pontos. A alta da bolsa brasileira ainda é maior do que o avanço das bolsas no exterior por conta de indicadores positivos da economia local combinados com a divulgação de dados chineses. Mais cedo, foi divulgada a taxa de desemprego no Brasil, que ficou em 8,9% no trimestre encerrado em agosto, sendo que em igual período de 2021, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 13,1%. No trimestre encerrado em julho de 2022, a taxa de desocupação estava em 9,1%.
Além disso, o avanço do Ibovespa é impulsionado por ações ligadas principalmente a commodities metálicas. O índice de gerentes de compras (PMI) industrial da China subiu de 49,4 em agosto para 50,1 em setembro, superando a previsão de analistas que previam alta a 49,8. Com isso, as ações do setor de mineração e siderurgia são destaque de alta na sessão de hoje. Já o câmbio reflete cautela antes das eleições nesse domingo e avança 0,40%, cotado a R$ 5,42, em meio a ajustes técnicos de final de mês. Enquanto isso, os juros futuros oscilam ao redor da estabilidade.
Publicidade