No mercado internacional, os investidores acompanharam uma série de indicadores nesta quarta-feira (30), ficando em destaque o índice de preços ao consumidor (CPI) da Zona do Euro, que desacelerou no comparativo mensal recuando 0,1% em novembro, o que pode indicar alguma redução do aperto monetário imposto pelo Banco Central Europeu (BCE).
Leia também
Outro destaque ficou para o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que foi revisado para cima em sua segunda leitura, ficando acima das expectativas e contribuindo com a expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) pode continuar mais austero na trajetória de alta de juros. Com isso, as principais bolsas operaram sem direção única, com Europa em alta e os mercados norte-americanos em queda.
No Brasil, o índice Ibovespa passou a maior parte da manhã em alta mas virou para o negativo no começo da tarde, acompanhando o mau humor externo. Com perspectivas de afrouxamento das medidas de Covid-zero na China ganhando força, o petróleo teve alta de aproximadamente 3%, impulsionando as ações ligadas ao setor, com destaque para as ações da Petrobras (PETR3, PETR4), que estão entre as maiores altas do dia. Às 14h35 o Ibovespa tinha queda de 0,61%, aos 110.248 pontos e o dólar recuava 0,44%, cotado aos R$ 5,27.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos