Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa recua, alinhado com exterior negativo

Mercado Intraday: Ibovespa recua, alinhado com exterior negativo
Homens sentados acompanhando o pregão da B3 (FOTO:Divulgação)
  • Os índices acionários de Nova York recuam, enquanto os juros dos Treasuries avançam
  • Na Europa, as bolsas também tiveram sessão de realização, em dia de agenda europeia relativamente fraca e sem indicadores locais relevantes

Os mercados começam a semana com os investidores mais cautelosos, em meio ao impasse sobre o teto da dívida americana e a suspensão temporária das negociações de ações da incorporadora Evergrande em Hong Kong, o que derrubou as bolsas asiáticas. Além disso também preocupa a crise energética global.

Os índices acionários de Nova York recuam, enquanto os juros dos Treasuries avançam. O dólar subia ante a maioria dos emergentes, mas recuava diante de moedas fortes.

Na Europa, as bolsas também tiveram sessão de realização, em dia de agenda europeia relativamente fraca e sem indicadores locais relevantes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No exterior, o destaque foi o petróleo. A commodity reage à decisão da Opep+ de manter o plano para elevar sua oferta em 400 mil barris por dia em novembro.

O exterior negativo deve pesar nos ativos no Brasil. Os mercados de câmbio e de juros se ajustam em alta, de olho no avanço dos Treasuries. As soluções para questões pendentes no Orçamento de 2022, como precatórios e aumento do pagamento do Bolsa Família, bem como a crise hídrica e o cenário político seguem no radar dos investidores.

A tendência de alta do petróleo ajuda as ações da Petrobras. Vale também subia no início da tarde alinhada ao avanço nos preços do minério. Mesmo assim, o Ibovespa recuava no início da tarde 2,4%, negociando pouco acima dos 110 mil pontos, penalizado principalmente pelas ações do setor financeiro.

O dólar volta a superar R$ 5,40, pressionada adicionalmente pelas preocupações com a crise hídrica, que poderá aumentar a pressão inflacionária e sobre as contas públicas.

Publicidade

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos