Mercado

Mercado Intraday: Exterior e petróleo alimentam alta do Ibovespa

Mercado Intraday: Exterior e petróleo alimentam alta do Ibovespa
Foto: Renato S. Cerqueira / Futura Press / Pagos

Nesta terça-feira, as bolsas na Europa operam em alta desde a manhã em meio à divulgação dos dados de atividade (Índice de gerentes de Compras –PMI de Serviços da zona do Euro desacelerou menos que o previsto em setembro) e inflação (PPI -índice de preços ao produtor) da zona do euro subiu 13,4% em agosto, refletindo o impulso da inflação sobre as empresas da região.

O mercado não descuida, todavia, da crise energética na Europa, que pode contribuir para a alta de preços. Os índices acionários de NY também tem desempenho positivo, após os pregões negativos de ontem embora os riscos com a inflação elevada e os problemas nas cadeias de produção em termos globais sigam no radar dos investidores.

A melhora do humor externo ajuda os mercados locais, embora os fatores para cautela sigam os mesmos, como a crise hídrica, indefinição sobre o pagamento dos precatórios, a reforma do Imposto de Renda, o novo Auxílio Brasil e a possibilidade de extensão do auxílio emergencial.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Ibovespa negociava próximo as 13:30 horas ao redor dos 1116 mil pontos. Entre os direcionadores de alta destaque para as ações da Petrobras, que reflete os contínuos ganhos do petróleo.

O Brent bateu hoje a marca de US$ 83 o barril. Além disso, a alta do petróleo reflete à retomada gradual da oferta da Opep+, anunciada ontem e alimenta os temores de inflação. O dólar começa a tarde volátil, após abertura em queda.